SP: descubra 6 coisas que a capital oferece de melhor para sua carreira

O aniversário é da cidade, mas quem ganha são os trabalhadores. Veja as dicas de especialistas e dê um 'up' na sua vida profissional

SÃO PAULO – A cidade comemora 458 anos nesta quarta-feira (25), mas com tantas oportunidades de negócios e de trabalho, quem ganha de verdade são os profissionais que trabalham por aqui.

Para se ter uma ideia, as vagas costumam ser tantas, que no ano passado o município chegou a registrar mais de 2 millhões de admissões diretas com registro em carteira, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na terça-feira (24) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Desta forma, fica fácil entender por que é de São Paulo a fama de “Capital do Trabalho e do Emprego”, não é mesmo?

PUBLICIDADE

Mas não é só isso que faz a fama de São Paulo, afinal toda uma infraestrutura voltada para atender às exigências do universo business e à carreira dos profissionais se faz presente o tempo todo.

São inúmeros cursos de graduação, pós, coachings e uma diversidade cultural capaz de integrar pessoas de diferentes nações em um único lugar. Essa é a São Paulo que conhecemos.

E não se preocupe se você ainda não pode conhecê-la de perto. Para isso, o Portal Infomoney reuniu alguns especialistas do segmento para ajudá-lo a dar um up na sua vida profissional.

Portanto, fique atento! Aproveite as dicas da professora doutora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Fátima Motta, do presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta, e do diretor da Michael Page em SP, Marcelo DeLucca, para descobrir o que São Paulo oferece de melhor para sua carreira e não perca mais tempo!

Dê um up na sua carreira
Confira abaixo 6 motivos indicados por especialistas e aproveite:

  • Yes, nós temos coaches… e eles resolvem tudo o que você possa imaginar! Especializados no atendimento de executivos, estes profissionais costumam treinar e motivar seus clientes para melhorar não apenas a performance deles, mas também o desempenho dos empresários no mundo dos negócios. A mobilidade figura como o principal diferencial deste prestador de serviços corporativo. Pois é, em São Paulo, por exemplo, um coach vai até você!

  • Cultura para todos – Teatros, cinemas, mostras culturais, shows e uma variedade de feiras típicas para agradar todas as pessoas. Nada melhor para desenvolver uma bela carreira, não é mesmo? De acordo com Fátima, neste caso, tanto o cinema quanto o teatro são ótimas opções para treinar os olhares de quem deseja galgar alguns degraus em sua carreira. Já as festas culturais são indicadas para quem deseja realmente um posto de liderança. “Ao receber alguém de outro País, o profissional precisa saber se relacionar com essa pessoa, bem como saber se portar como aprendiz e ter postura para isso. Por essa razão, as festas são apropriadas como experiência”, diz.

  • Graduações de A a Z – Conhecida por seus excelentes cursos de graduações, pós e por suas excelentes universidades, São Paulo oferece uma infinidade de cursos para quem deseja investir na própria carreira. As opções são tantas, que não é à toa, por exemplo, que a capital tenha atraído cada vez mais pessoas de outros estados e municípios.
  • Competição à vista! E a competição por aqui costuma ser acirrada mesmo, afinal, todos querem seu lugar ao sol, e isso, mesmo se o sol daqui estiver coberto por algumas nuvenzinhas de poluição. “Como os profissionais que trabalham no município não podem se acomodar, eles são cada vez mais pressionados a buscar o próprio autodesenvolvimento”, diz DeLucca.
  • Na vitrine! E se lá na cidadezinha quase ninguém sabia quem você era, aqui na cidade que nunca dorme a fama costuma chegar rápido. Claro, não a ponto de ganhar as páginas do jornal, mas ao menos a ponto de conquistar mais exposição. Segundo DeLucca, por exemplo, é comum em casos como este que um profissional ganhe mais visibilidade interna e externamente, ao atuar em uma empresa de São Paulo. “O mercado daqui é mais dinâmico e isso pode abrir outras portas, trazendo novas oportunidades de emprego, se ele for bom ou deixando-o exposto a outras empresas, se ele não fizer um bom trabalho”, alerta.

  • As grandes empresas estão aqui… e as pequenas também! Ao que parece, na capital, você encontra a maioria das matrizes de grandes empresas, especialmente no que diz respeito às regionais da América Latina. Além disso, outros grandes grupos também encontram-se por aqui, o que concede à capital mais credibilidade em relação ao território internacional. Entendeu agora por que trabalhar aqui é sempre uma boa opção?