RADAR INFOMONEY AO VIVO Privatização de refinarias da Petrobras é julgada pelo STF; entenda o que está em jogo

Privatização de refinarias da Petrobras é julgada pelo STF; entenda o que está em jogo

Sonho em 2008: brasileiro quer maior salário, comprar carro e mudar de casa

Pesquisa mostra que, além de sonho, esses itens são considerados planos dos consumidores para este ano

SÃO PAULO – Os brasileiros sonham em melhorar de salário em 2008 e realizar seus desejos de consumo: ter um carro próprio e mudar para uma casa melhor, segundo revelou pesquisa da TNS InterSciente. De acordo com os dados, ter um emprego/salário melhor foi apontado por 26% da alta renda e 40% da baixa renda como um sonho para este ano.

Em segundo lugar na lista está “ter um carro só para mim”, opção de 22% das 408 pessoas de alta e baixa renda ouvidas, seguido por “mudar para uma casa melhor”, que foi indicado por 20% da população com alta renda e 22% da baixa renda. Integram ainda a lista: ter mais tempo para o lazer, investir na educação dos filhos e viajar para o exterior.

Mesmo com a alta concorrência, os brasileiros têm o sonho de ganhar na megasena, sendo que as pessoas com melhor poder aquisitivo (8%) desejam mais que aqueles com renda menor (6%). A lista segue com a compra de uma casa na praia, ter um carro importado, comprar uma chácara, um terreno na cidade, um na praia e, em último lugar, mudar de país.

Sonho x realidade

PUBLICIDADE

Se sonhar é possível, fazer com que o desejo vire realidade é um pouco mais difícil. Mesmo assim, os brasileiros estão confiantes. Isso porque a proporção daqueles que planejam melhorar de emprego/salário é de 30% entre a alta renda e de 46% entre as pessoas com menor poder aquisitivo, maior que o número daqueles que sonham em mudar de posto e aumentar os rendimentos.

Mudar de casa é outro item que passa de sonho para planejamento: de 17% das pessoas das classes A e B e 14% entre as pessoas das classes C e D. Veja abaixo outros itens que fazem parte do planejamento para 2008:

PlanoProporção alta rendaProporção baixa renda
Melhorar emprego/salário30%46%
Mudar para uma casa melhor17%14%
Ter mais tempo para o lazer14%4%
Investir mais na educação dos filhos14%7%
Melhorar o preparo profissional com cursos8%5%
Viajar para fora do Brasil7%1%
Comprar uma casa na praia3%zero
Comprar um terreno na cidade3%3%

Fonte: TNS InterScience

Perspectivas

De acordo com a pesquisa, para 2008, o consumidor estará otimista porque sentiu uma melhora no poder de compra e acredita que isso irá continuar ao longo deste ano. Ele terá mais acesso a opções de crédito e, ao mesmo tempo, se sente menos endividado.