Sonho e plano: brasileiros querem melhorar emprego e salário em 2008

Pesquisa mostra que a proporção daqueles que desejam mudanças é menor que a de pessoas que realmente as planejam

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Muito mais do que nos sonhos, está no plano dos brasileiros melhorar de emprego e de salário em 2008. De acordo com pesquisa realizada pela TNS InterScience, o item é o primeiro apontado pelos entrevistados tanto na análise do que eles desejam quanto na que indica o que eles planejam neste ano, mas em proporções diferentes entre as pessoas de baixa (classes C e D) e alta (classes A e B) renda.

Os dados, divulgados na terça-feira (29), mostram que 26% da alta renda sonham em melhorar de emprego/renda em 2008, enquanto, entre as pessoas com menor poder aquisitivo, a proporção salta para 40%. Aqueles que querem que o desejo vire realidade, ou planejam melhorar de emprego/salário, são 30% entre a alta renda e 46% entre a baixa renda, maior do que o número daqueles que apenas sonham.

Aprimoramento profissional

Outro ponto relacionado à carreira que está na lista de desejos e planos dos brasileiros para 2008 é melhorar o preparo profissional por meio da realização de cursos complementares. Este é o sonho de 7% da classe mais alta e de 3% da mais baixa. Porém, está nos planos de 8% das pessoas de alta renda e de 5% da baixa renda.

Aprenda a investir na bolsa

As 408 pessoas entrevistadas ainda disseram colocaram na lista de desejos e planos para 2008 ter mais tempo para o lazer. A pesquisa mostrou que a proporção é de 14% e 7%, respectivamente para classe alta e baixa, no ranking de sonhos; e de 14% e 4%, na lista de planos das classes AB e CD.

Desejos de consumo

Quando os entrevistados pensam em sonhos e planos, é importante ressaltar que a maioria dos itens apontados por eles têm relação com carros, imóveis e viagens, enquanto a carreira foi apontada em apenas dois itens (emprego/salário e cursos). Veja abaixo o que está na agenda do brasileiro para 2008:

PlanoProporção alta rendaProporção baixa renda
Melhorar emprego/salário30%46%
Mudar para uma casa melhor17%14%
Ter mais tempo para o lazer14%4%
Investir mais na educação dos filhos14%7%
Melhorar o preparo profissional com cursos8%5%
Viajar para fora do Brasil7%1%
Comprar uma casa na praia3%zero
Comprar um terreno na cidade3%3%

Fonte: TNS InterScience