Somente 8 informações são avaliadas em um currículo, segundo recrutadora do Facebook

De acordo com uma das recrutadoras do Facebook, somente 25 segundos são necessários para que recrutadores avaliem um currículo 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O currículo é a porta de entrada para um possível emprego e sempre a primeira impressão que os recrutadores terão dos candidatos. E, segundo a recrutadora do Facebook, Ambra Benjamin, são necessários somente 25 segundos para julgar o currículo de um candidato como agradável ou não.

Em um post publicado em seu perfil do LinkedIn, ela conta que os recrutadoras “se movem rápido” e, por isso, o ideal é sempre moldar o currículo para que ele agrade o avaliador.

“Embora não exista um padrão ideal de currículo, já que cada recrutador dá preferência para aspectos diferentes”, ela disse, apesar de logo em seguida revelar quais são as informações em um currículo que chamarão atenção de recrutadores.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira a seguir:

Emprego mais recente

A importância deste item é para “tentar entender qual é o atual status de emprego da pessoa e se/por que ela estaria interessada em uma nova posição”, ela escreveu. Este sempre é o item para os quais recrutadores mais dão atenção.

Reputação da empresa

Ambra explica que isso importa por funcionar como uma “credibilidade” para o candidato, além de fornecer boas referências. Por exemplo, sabendo que um deles já trabalhou em gigantes como Google ou Amazon, ela conta pode inferir algumas informações sobre a experiência do candidato.

Experiência geral

“Essa é uma progressão de carreira? A pessoa tem aumentado seus níveis de responsabilidade na carreira? Seu cargo faz sentido? As responsabilidades listadas aqui são as que estou procurando?”, ela escreveu.

Busca por palavras-chave

Uma prática comum entre os recrutadores é a de buscar, em todo o currículo ou na própria internet, se ele contém algumas palavras-chave que representam o cargo e as habilidades necessárias para ele. É importante que isso, entretanto, seja feito de forma realista.

Lacunas

Ter alguma lacuna de emprego em seu currículo é aceitável, segundo Ambra, mas contanto que tenha uma explicação razoável.

Presença na internet

As redes sociais se tornaram ferramentas importantes também na seleção de profissionais: eles costumam entrar em seu perfil do Facebook, Twitter, Instagram e quaisquer outros portais ou rede social para avaliar a identidade online que você possui.  

Invista na sua carreira: abra uma conta gratuita na XP e faça o dinheiro realizar seus sonhos!

Organização geral

Esse aspecto engloba a gramática usada no currículo, a forma com que foi escrito, organização das informações e a habilidade de apresentar ideias de forma clara.

Logística

O local onde o candidato mora e o trajeto necessário para chegar ao trabalho e a possibilidade ou não de trabalhar em outra cidade ou país também são importantes, segundo Ambra.