Softwares podem facilitar o trabalho na área de vendas

Para especialista, as empresas não conseguem ter uma visão ampla dos seus negócios porque muitas informações estão nas cabeças de seus gerentes

SÃO PAULO – Liderar uma equipe de vendas não é uma tarefa fácil. Por isso, muitos gestores
fazem o uso de sistemas tecnológicos para controlar o fluxo de suas vendas, corrigir desvios, mapear novos negócios, fazer ações de fidelização e, sobretudo, auxiliar na rotina de trabalho dos seus colaboradores.

De acordo com o especialista em vendas, Marcelo Ortega, a maioria das empresas brasileiras não faz uso de nenhum tipo de software específico para gestão em vendas. “Aqui no Brasil, somos mais resistentes ao uso de programas, principalmente em vendas, área em que as pessoas trabalham mais soltas, num ritmo acelerado e a cultura é a do improviso e da informalidade”.

Softwares

Na opinião de Ortega, uma equipe tem várias vantagens ao utilizar softwares para gerenciar suas atividades. “Esses programas ajudam o profissional a ter ao seu dispor a informação correta na hora certa e, o melhor, na velocidade que os negócios demandam hoje em dia”.

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O especialista destaca também que muitos sistemas caíram em desuso pela falta de entendimento de suas aplicações, da dificuldade de vencer os velhos hábitos e mudar a cultura do dia a dia nos processos de trabalho.

Riscos de não usar softwares

Ortega ressalta que, geralmente, as grandes empresas não conseguem ter uma visão ampla dos seus negócios, devido ao fato de que muitas informações estão nas cabeças de seus vendedores e gerentes. “Correr este risco é simplesmente querer perder clientes mais cedo ou mais tarde. O cliente não aguenta mais empresas que não sabem nada sobre ele”.

Além disso, o especialista destaca que, quando a empresa perde o líder ou qualquer pessoa da equipe, eles levam todo o histórico e, possivelmente, o próprio cliente. Tal situação poderia ser evitada com o arquivamento dessas informações em softwares específicos.

Como escolher?

Para o especialista, antes de implementar qualquer software, a empresa precisa pensar se determinado programa atende às suas necessidades e se é fácil utilizá-lo. “Antes de escolher qual programa utilizar, perceba se ele irá atender suas expectativas em visões gerenciais e em flexibilidade de implementação com suporte web para acessos remotos de sua equipe de campo, ou ainda, a conexão com Smartphones, Palms e outros recursos de acessos portáteis. Além disso, verifique se este programa suporta o acesso a informações já existentes em sua empresa, como bancos de dados e planilhas”.

Ortega finaliza afirmando que é essencial que o líder, na hora de informatizar suas vendas, consiga armar estratégias em tempo real, para seu grupo crescer e vencer crises. “Dê um fim à falta de estratégia e ensine sua equipe a gerenciar melhor suas vendas. Isso é inteligência estratégica para o sucesso em vendas”.