Dicas

Sobreviva a um novo chefe com 10 dicas

Uma mudança nos cargos de chefia pode afetar você e sua equipe de diversas maneiras. Confira dicas que vão ajudá-lo a sobreviver a essa mudança

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Uma mudança nos cargos de chefia pode afetar você e sua equipe de diversas maneiras. Os processos de trabalho diferentes e até mesmo a identificação pessoal podem tornar a convivência problemática. Entretanto, você não pode deixar que essa mudança afete a sua produção e a qualidade do seu trabalho. Confira dicas que vão ajudá-lo a sobreviver a essa mudança.

1. Seja receptivo
Não importa se é um novato ou alguém recentemente promovido, trate-o como você gostaria de ser tratado. Lembre-se de que essa não é uma mudança apenas para você, ele também terá de se adaptar às novas funções. Coloque-se no lugar dele e faça o possível para ajudá-lo no que for preciso.

2. Mantenha a mente aberta
Você pode discordar do método de trabalho do seu novo chefe, mas seus superiores entenderam que essas eram as necessidades da companhia. Portanto, não entre em conflito com essa decisão. Procure não julgar antecipadamente, dê uma chance para que seu novo chefe mostre que suas mudanças podem ser válidas.

PUBLICIDADE

3. Não faça comparações
O seu novo chefe e o seu chefe antigo são pessoas diferentes, com comportamentos e expectativas diferentes. Fazer comparações injustas entre os dois torna a transição mais complicada. Além disso, esse tipo de atitude mostra imaturidade da sua parte e pode estragar a sua relação com o seu novo chefe.

4. Ajude
A maneira como as coisas funcionam na sua companhia pode ser uma grande dificuldade para o seu novo chefe. Ajude-o a lidar com todos os processos e sistemas. Ser a pessoa com quem ele pode contar é sempre uma boa ideia.

5. Dê espaço a ele
Sentir-se confortável em um novo ambiente de trabalho leva tempo. Dê esse espaço para o seu chefe. Esteja disponível para auxiliá-lo com as dúvidas que surgirem, mas mantenha certa distância. A última coisa que um novo chefe precisa é de alguém que o siga por todos os cantos do escritório e pergunte sobre assuntos pessoais.

6. Não tente tirar vantagem
O seu novo chefe é um profissional treinado e encarregado de comandar o seu departamento. Assim como você, ele tem de prestar contas a alguém, possui responsabilidades e deveres. Portanto, não tente bancar o esperto e se aproveitar da falta de conhecimento sobre a rotina de trabalho. Esqueça os almoços de duas horas e as saídas adiantadas, isso vai manchar a sua imagem logo no início.

7. Não seja um bajulador
“Puxar o saco” do seu novo chefe certamente vai atrair a atenção para você, mas não será nada positivo. Conquiste a confiança dele de outras maneiras. Executar bem o seu trabalho, se dar bem com a equipe e se oferecer para ajudá-lo com os problemas, por exemplo, são ótimas maneiras de fazer isso.

8. Seja honesto
Mentir sobre as suas habilidades e funções pode ser uma péssima ideia, especialmente porque o seu novo chefe já deve ter sido informado sobre quem são os membros da equipe e qual o papel de cada um deles.

PUBLICIDADE

9. Não perca a cabeça
Uma mudança na gerência do seu departamento pode fazer com que você se descontrole e comece a acreditar que o seu emprego está em risco. Pare com isso. Concentre-se em executar o seu trabalho com qualidade. Se você perceber que as coisas estão difíceis para você, comece a procurar outras oportunidades.

10. Não fique ressentido
Se você sente que tinha todos os requisitos necessários para assumir o cargo de chefia e ainda assim não foi o escolhido, não se ressinta com isso. Lembre-se de que a escolha já foi feita e complicar a vida do seu novo chefe só eliminará as suas chances de um futuro crescimento.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.