Emprego

Sites de oferta de emprego direcionam o serviço a profissões específicas

Já existem portais destinados a músicos, arquitetos, jornalistas, profissionais da educação e de administração e negócios

SÃO PAULO – Desde o dia 2 de fevereiro, o portal de arquitetura, design, paisagismo e urbanismo Arq!Bacana (www.arqbacana.com.br) lançou seu novo empreendimento: o Arq!Job. Ele é um canal de busca e oferta de empregos direcionados ao segmento de arquitetura e aos profissionais de áreas relacionadas.

“O mercado eletrônico se organiza de forma muito dinâmica. Nós temos que acompanhar e conseguir oferecer os serviços para os leitores do site, explorando os potenciais que ele tem”, afirma o diretor do Arq!Bacana, Márcio Mazza. Além do serviço com vagas de emprego, o site ainda tem um nicho de notícias, organiza passeios e debates e ainda faz clipping de arquitetura e paisagem urbana, com tudo que foi publicado no Brasil.

De acordo com o arquiteto, há anúncio de empregos para Pequim e Xangai, ambas cidades chinesas. “É o Brasil pondo a cara pra fora”, diz. Por enquanto, o serviço é apenas de oferta de vagas, mas eles pretendem também iniciar o cadastro de currículos até o fim do mês.

PUBLICIDADE

Outros portais

Este não é o único portal com ofertas de empregos direcionadas a um público específico. Desde dezembro de 2007, o site DeficienteOnline.com.br disponibiliza informações e anúncios de vagas de emprego para profissionais com deficiência.

Hoje, eles contam com mais de 17.400 candidatos cadastrados, e as empresas podem tanto acessar o banco de currículos quanto divulgar uma vaga. “Eu estava fora do mercado de trabalho por causa da maternidade e queria voltar. Como encontrei muita dificuldade, o Cláudio decidiu me presentear com o site”, destaca a co-fundadora do portal, Kelli Tavares.

Eles decidiram unir a formação de ambos, já que ela é da área de recursos humanos e o marido, Cláudio Tavares, é analista de sistemas. Assim, criaram um portal totalmente acessível, inclusive para cegos, que utilizam programa de leitor de tela.

A seguir, conheça outros portais com oferta de emprego segmentada: 

– Música e mercado audiovisual (www.musicjobsbrasil.com.br)
O portal Music Jobs Brasil existe desde fevereiro de 2007 e atende músicos que procuram recolocação e também diversas empresas que trabalham com música no Brasil, como escolas, estúdios, gravadoras, lojas, casas de shows, festivais, serviços ligados ao mercado etc.

A mesma equipe que comanda esse portal também cuida do Tela Brasileira, um banco de dados com mais de 35.000 currículos de freelancers da indústria audiovisual brasileira, filme e TV.

Ambos os sites permitem os empregadores utilizarem os próprios critérios para pesquisa, usando, por exemplo, função, estilo musical, instrumentos, experiência e localização, ou ainda, tipo de profissional, de programa, talentos específicos, área de especialidade, experiência e localização.

– Vagas.jor (www.vagas.jor.br) 
Ele foi criado para ajudar os jornalistas a encontrar emprego, porém, ao contrário dos outros, não recebe currículos, não encaminha nem indica contratações. Ele apenas divulga as vagas disponíveis no setor.

Além disso, como a responsabilidade pelas vagas divulgadas é exclusiva das empresas responsáveis pela contratação, o autor do Blog, o jornalista Renato Marques, aconselha os profissionais a checarem as condições e a idoneidade do contratante.

– Administradores (www.administradores.com.br)
É o principal canal online destinado à área de Administração e Negócios. Conectado a tudo o que acontece no ambiente empresarial e acadêmico, ele reúne conteúdos de Administração e áreas afins, como Marketing, Finanças, Estratégia, Recursos Humanos, entre outros.

Além das vagas de emprego e estágio, os usuários também podem participar de comunidades, redes de amigos, blogs pessoais, espaço para publicar seus próprios artigos e também suas publicações acadêmicas.

– CAEE – Centro de Atendimento a Empresas e Escolas (www.caee.com.br)
O portal está há mais de 16 anos no mercado e opera exclusivamente no setor educacional. O serviço é gratuito para as escolas e para os cadidatos o valor é de R$ 35, em média, por ano – portadores de deficiência física são cadastrados gratuitamente.

O portal também oferece cursos para profissionais da educação, como administração escolar, artes, cidadania, matemática e neurolinguística. Para consultar as opções disponíveis, basta acessar o site.

PUBLICIDADE

– AgroBase (www.agrobase.com.br)
A proposta deste portal é conectar os elementos que integram o agronegócio. Assim, oferecem um canal com vagas de emprego, estágio e trainee para os usuários.

Para fazer a busca, há uma ferramenta que separa as áreas de atuação: agronomia, biologia, engenharias ambiental, de alimentos e florestal, nutrição, veterinária, zootecnia, e técnicos agrícola, agropecuária, ambiental e florestal.

– Emprego em Usina (www.empregoemusina.com.br) 
O portal é um classificado de currículos e vagas de emprego para a área sucroalcooleira. Para os candidatos, a vantagem é ter o currículo visualizado por quase 400 unidades de usinas ativas no Brasil, enquanto as empresas vão encontrar profissionais especializados no setor.

São mais de 80 áreas com vagas de emprego para o setor, desde gerente industrial a até torneiro mecânico, psicólogo, fiscal de colheita, auxiliar jurídico e soldador.