Publicidade
SÃO PAULO – “Ano Novo, Vida Nova”. Fiéis ao ditado, os profissionais aumentam a procura por informações sobre carreira no início de ano e a internet tem se transformado em uma ótima aliada para conseguir o tão desejado emprego.
Em fevereiro, “Carreira/Educação” foi a categoria de sites com maior crescimento em visitas de internautas, segundo mostraram dados do Ibope//NetRatings. Houve alta de 14,4% no mês, atingindo o número de 10,8 milhões de internautas.
“Os sites relacionados a carreira têm, juntos, audiência única correspondente a 21% do total de usuários ativos residenciais, que em fevereiro foi de 22 milhões”, disse o analista de mídia do Ibope//NetRatings, José Calazans.
Continua depois da publicidade
Procura por emprego
Os sites de empresas que anunciam vagas chegam a ter 10% de audiência do total de usuários que usam internet em casa no começo do ano: em dezembro último representaram alcance de 6%. Em fevereiro de 2007, esse percentual era de 8%.
Além de sites de vagas, os de concurso público e canais com informação de carreira também integram o grupo. Veja na tabela abaixo a proporção de usuários de internet que acessaram os subgrupos em fevereiro de 2007 e 2008 e dezembro de 2007:
Subcategoria | Fev/07 | Dez/07 | Fev/08 |
Vagas de emprego | 8% | 6% | 10% |
Concurso Público | 5% | 7% | 8% |
Informações sobre emprego | 3% | 2% | 2% |
Fonte: Ibope//NetRatings
Continua depois da publicidade
“A audiência da maioria desses sites cresce mesmo em janeiro e em fevereiro. Os sites de concursos, às vezes, fogem dessa tendência, porque, se alguma grande empresa pública divulgar edital em outra época do ano, vai haver aumento da audiência”, disse Calazans.