Seleção Unificada

Sisu abre 129 mil vagas em 3,7 mil cursos em universidades públicas

Ao todo, 101 instituições públicas de ensino superior selecionarão estudantes por meio do sistema

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem consultar a partir de hoje (27) as ofertas de vagas de graduação por localidade, instituição, curso e turno no portal do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na primeira edição de 2013, serão distribuídas 129.279 vagas, número 19% superior ao ofertado neste ano.

Ao todo, 101 instituições públicas de ensino superior selecionarão estudantes por meio do sistema. Pode se candidatar às vagas quem participou do Enem e obteve nota acima de zero na redação. Entre os 3.751 cursos oferecidos, o estudante pode optar por até duas graduações, especificando na inscrição a ordem de preferência.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14 de janeiro e os convocados devem providenciar a matrícula em 18, 21 e 22 do mesmo mês. A segunda chamada será divulgada em 28 de janeiro, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Aprenda a investir na bolsa

Os estudantes que não forem chamados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes.

Como se inscrever
As inscrições para o Sisu estarão abertas entre 7 a 11 de janeiro próximo, pela internet. As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 foram publicados na quarta-feira, 26, em edital da Sesu (Secretaria de Educação Superior), do Ministério da Educação. Ao longo do período de inscrições, que vai até as 23h59 de 11 de janeiro de 2013, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.