Sindicato e Hyundai fecham acordo para 3o turno em fábrica em SP

Pelo acordo, a Hyundai vai contratar 700 trabalhadores para o terceiro turno na fábrica, a primeira controlada pela companhia no Brasil

Reuters

Modelo Hyundai HB20

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SÃO PAULO, 22 Mai (Reuters) – A Hyundai fechou acordo com sindicato de trabalhadores para início de um terceiro turno de produção na fábrica de Piracicaba (SP) entre setembro e outubro, em meio à forte demanda pelo compacto HB20, lançado no final de 2012.

Pelo acordo, a Hyundai vai contratar 700 trabalhadores para o terceiro turno na fábrica, a primeira controlada pela companhia no Brasil. Além da unidade, veículos da marca são produzidos em Anápolis (GO) pelo grupo brasileiro Caoa.

“Assinamos o acordo com eles (Hyundai) amanhã. Os trabalhadores vão ter uma jornada de 33 horas semanais no terceiro turno”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, José Luiz Ribeiro. Ele acrescentou que o piso salarial mínimo da categoria, de 1.600 reais, foi garantido.

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Representantes da Hyundai não puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto.

Segundo Ribeiro, mais de 5 mil pessoas se candidataram para as 700 vagas que serão abertas pela montadora a partir da quinta-feira. O início da operação do terceiro turno ocorrerá após período de treinamento dos novos funcionários. Atualmente, a fábrica emprega 1.900 trabalhadores.

“O objetivo do terceiro turno é amenizar as horas extras e finais de semana dos outros dois turnos”, disse Ribeiro, que espera que a jornada dos dois primeiros períodos de produção caia de 44 para 40 horas nos meses seguintes.

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A montadora sul-coreana começou a produzir o HB20 em Piracicaba em setembro, depois de investimentos de 600 milhões de dólares na construção da unidade.

O projeto inicial da fábrica envolvia produção em dois turnos, numa capacidade total de 150 mil veículos por ano. Mas um mês depois do início da produção em um turno, a montadora decidiu iniciar um segundo período em meio à forte demanda pelo compacto HB20.

Até a primeira quinzena de abril, o HB20 estava na quarta posição entre os automóveis mais vendidos do país, com emplacamentos de 48.629 unidades, superando licenciamentos de 47.940 unidades do compacto Fox, da Volkswagen, e de 43.957 do recém lançado Onix, da General Motors.

No ranking de participação no mercado de carros, a marca da Hyundai superou a Renault, ocupando a quinta posição com 6,07 por cento, ante 5,54 por cento da rival francesa, que recentemente concluiu obras de ampliação de fábrica no Paraná.

(Por Alberto Alerigi Jr., edição de Aluísio Alves)