Sinafresp-SP desmente boato de extinção do 13o salário

Boato chegou à caixa de e-mails de muitos brasileiros. Sindicato explica que, em ano eleitoral, piadas como esta são comuns na tentativa de influenciar o eleitor

SÃO PAULO – Desconfiança. Essa é a recomendação para os brasileiros que neste ano vão às urnas decidir quem vai ocupar os postos de Presidente, governadores e senadores pelos próximos quatro anos.

É que o ano eleitoral tem suas “peculiaridades”. São nestes momentos que alguns boatos – que chegam ao leitor, normalmente, pelo correio eletrônico, divulgados por candidatos mal-intencionados, militantes partidários mais entusiasmados ou mesmo por “piadistas” da web – são transmitidos como verdades absolutas.

13º salário não será extinto

O último grande susto pelo qual passou o brasileiro foi a informação que invadiu as caixas de e-mails nos últimos dias: o Congresso Nacional estaria analisando uma proposta de extinção do 13º salário, um direito garantido pela Constituição.

PUBLICIDADE

“Esse texto é falso, pois não existe nenhum projeto desse tipo correndo pelas bandas de Brasília”, informa o Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo – Sinafresp. “Aliás, o referido e-mail não é assinado por ninguém. Portanto, não há o que temer”.

Democracia

Os eleitores precisam ficar atentos não só aos boatos, mas às motivações por detrás dessas mensagens. Só assim será possível tirar proveito de uma prática que vai de encontro ao principal legado das eleições diretas: a Democracia.