Networking

Siga 4 passos simples para fazer bons contatos profissionais

Além de oferecerem oportunidades de empregos e negociações, esses contatos podem ser a ponte para sua independência da empresa atual

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Estabelecer contatos profissionais é fundamental para qualquer carreira, pois eles serão a ponte para sua independente da empresa em que estiver trabalhando e poderão oferecer novas oportunidades de emprego e negociações. Além disso, contatos profissionais podem servir como mentores profissionais, ajudando a tomar as decisões certas e a alcançar seus objetivos.

Passos
Confira a seguir quatro passos simples para fazer contatos profissionais, tanto em eventos quanto no escritório:

1. Introdução: o primeiro passo para fazer contatos é a introdução. Isso significa se apresentar para as pessoas em reuniões, eventos, por meio de um amigo em comum, e-mail, telefone ou redes sociais. É importante manter em mente que a introdução é um dos passos essenciais nesse processo, pois irá determinar grande parte da imagem que a pessoa irá formar de você. Seu objetivo é fazer com que o indivíduo se interesse por você e que ambos ganhem com a nova relação. Algumas dicas essenciais são: sorrir, pronunciar seu nome claramente, dar atenção especial para as roupas, ser interessante, preparado e conciso.

PUBLICIDADE

2. Compartilhamento: o segundo passo no processo consiste em compartilhar experiências e informações que irão ajudar a formar a conexão. É muito importante que você tenha a habilidade de conversar sobre si mesmo de forma sucinta e de maneira que as pessoas se sintam interessadas e queiram saber mais sobre você. Além disso, é importante lembrar que o processo de contatos envolve mais de uma pessoa e que você deve se preocupar tanto em falar quanto em ouvir.

3. Construção: o terceiro passo é aquele em que os profissionais costumam errar mais, já que envolve o acompanhamento do contato. Isso exige tempo e comprometimento para que você continue a desenvolver a relação com essa pessoa e aproveite as oportunidades que esse contato pode trazer.

4. Preservação: ter o telefone ou e-mail de alguém não significa que você poderá contar com aquela pessoa ou vice-versa. Como todo relacionamento, seus contatos profissionais também necessitam de atenção e cuidado para que não sejam desgastados ou perdidos.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.