Seus direitos: veja novas regras de estágio em órgãos públicos

Alunos de programas de financiamento estudantil terão prioridade na admissão; contrato valerá por dois anos

SÃO PAULO – Os estudantes que quiserem estagiar em um órgão público contarão com novas regras de admissão em 2008. Isso porque o Ministério do Planejamento publicou portaria, na segunda-feira (17), que prevê novas normas para o tipo de vínculo profissional.

De acordo com a Portaria 313, poderão ser aceitos alunos de cursos superiores, médios, de educação profissional de nível médio ou de educação especial. Terão prioridade, no entanto, os alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Regras

Além disso, a partir de janeiro de 2008, os estagiários de órgãos públicos passarão a ganhar R$ 290, se de nível médio, e R$ 520, se de nível superior, por uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.

PUBLICIDADE

O contrato de estágio deverá durar por, no máximo, dois anos. Para que os estudantes sejam aceitos, haverá celebração de convênio entre o sistema de ensino – instituições ou agentes de integração – e os setores de produção, serviços, comunidade e governo.

A quantidade de estagiários empregados, por sua vez, não poderá ultrapassar 12% da lotação do órgão para as categorias de ensino no nível superior e 5% para as de nível médio. Anteriormente, eram de 20% e 10%, respectivamente.

Oportunidade

Atualmente, a realização de estágio é um dos requisitos necessários para construir uma carreira de sucesso. Isso porque, além da possibilidade de aprender diversas coisas sobre a profissão, existe a chance de o universitário ser efetivado como funcionário.

Dessa forma, para conseguir a vaga de seus sonhos, é preciso se esforçar. Para começar, é fundamental elaborar um bom currículo e passar a melhor impressão possível durante a entrevista.

Independentemente da área de atuação, algumas regras sobre como se vestir na entrevista são básicas e servem para qualquer ocasião:

  • Evite cores muito contrastantes e/ou fortes, como o marrom;
  • Nunca use roupas e sapatos claros com meias escuras;
  • Deixe as roupas esportivas e as de festa em casa;
  • O mesmo vale para os jeans claros e com detalhes como rasgos e bordados;
  • Cuidado com penteados complicados e perfumes fortes;
  • Mesmo que você ache suas pulseiras, brincos e piercings muito legais, deixe-os em casa no dia da entrevista;
  • Para as meninas, nada de barriga de fora, minissaia, calça cápri e batom vermelho;
  • Para os meninos, nada de meia branca com sapato social e cueca aparecendo.