Recrutamento

Seu emprego será escolhido por robôs ainda em 2018

Pesquisa do LinkedIn mostra análise de dados e inteligência artificial como grandes tendências do recrutamento neste ano  

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A inteligência artificial e o big data serão, cada vez mais, aliados importantíssimos para recrutadores e profissionais de recursos humanos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn e divulgada neste mês. Esses formatos de tecnologia permitirão novas ferramentas de seleção: na prática, o melhor funcionário para cada vaga poderá ser filtrado e até selecionado por robôs.

A partir de entrevistas com 9 mil recrutadores e gestores de recursos humanos em 39 países, a rede profissional apontou 4 tendências que devem remodelar a aquisição de talentos em empresas nos próximos meses e anos. São elas: Diversidade, novas ferramentas de entrevistas, análise de dados e inteligência artififial. No limite, as três últimas tendem a permitir o avanço da primeira.

Cinquenta e sete por cento das empresas estão interessadas em oferecer um ambiente focado em pertencimento neste ano. As maiores apostas são em diversidade de gênero, racial e geracional. Para isso, apostam em inclusão e diversidade – e ferramentas tecnológicas são a melhor forma de garantir uma seleção mais livre de vieses humanos e preconceitos inconscientes, segundo 43% dos entrevistados.

PUBLICIDADE

Além disso, as ferramentas robotizadas de escolha são muito visadas por empresas focadas em agilidade. Entre os entrevistados, 67% acreditam no uso de tecnologias para economizar tempo na seleção. Também existe a confiança, entre 31% das pessoas, que a inteligência artificial oferece maior garantia de que o profissional mais adequado será escolhido.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.