Seu bolso: saiba como evitar ou sair da inadimplência

Negociar é uma das ações fundamentais para que o consumidor consiga sair das dívidas sem pagar altos juros e multas, às vezes abusivas

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores fechou o primeiro semestre de 2011 com o maior aumento dos últimos nove anos. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 22,3%.

A falta de planejamento financeiro do próprio consumidor, aliado aos impulsos de compra e às cláusulas abusivas de alguns contratos, são fatores que contribuem para a inserção do consumidor no índice de inadimplência.

De acordo com o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), o consumidor precisa ficar atento a algumas situações que podem evitar ou diminuir problemas com inadimplência. Uma dessas sugestões é o consumidor entender que não deve se iludir com a facilidade de crédito, pois o consumo de hoje, resultará em parcelas para o próximo mês.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dívidas no cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser um vilão, caso não seja usado com sabedoria. O consumidor deve concentrar os pagamentos em uma única data e jamais contar com o crédito rotativo, pois, segundo a Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Admnistração e Contabilidade), os juros do rotativo somam mais de 200% ao ano. Para sair da situação: 

Cheque sem fundo e especial

Casa própria
Aos que desejam comprar um imóvel, o Ibedec aconselha que o consumidor pense bem antes de dar qualquer passo, pois em caso de perda de renda ou desemprego, não há qualquer cláusula contratual que proteja o consumidor, e somando três parcelas em atraso, o imóvel será leiloado e a pessoa perderá todas as parcelas que pagou para o banco.

Continua depois da publicidade