Inteligência Artificial (IA)

Setor que pode crescer 103% com robôs terá vagas para humanos, diz estudo

Pesquisa da consultoria DuckerFrontier a pedido da Microsoft mostra também que PIB do Brasil poderia chegar 7,1% ao ano até 2030 com IA

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O setor de serviços corporativos seria o de maior destaque se o Brasil implementasse IA (inteligência artificial) em sua potência máxima. Os empregos novos aumentariam 103% em comparação com as estimativas feitas pelo Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional), para 26 milhões de postos de trabalho, segundo um estudo feito pela consultoria DuckerFrontier a pedido da Microsoft e divulgado nesta segunda-feira (11) em evento em São Paulo.

Segundo Pablo Gonzalez, diretor da América Latina da área de pesquisa da DuckerFrontier, o motivo é que as empresas do país neste setor fariam um investimento maior na incorporação de IA, permitindo a criação de novos produtos e serviços. A geração de vagas ocorreria em funções que as máquinas ainda não são capazes de desempenhar, como a criação de novos produtos, atendimento ao cliente, finanças corporativas, etc.

A pesquisa analisa os impactos que a implementação de toda a tecnologia de IA existente hoje poderia trazer ao Brasil até 2030, na economia, sociedade e mercado de trabalho em cenários de mínimo e máximo benefício da adoção de IA.

Outros setores com ganhos importantes na criação de empregos seriam o de manufatura (73% de aumento), o setor de comércio varejista, atacadista, hotelaria e alimentação (44% de aumento), e o da construção (42% de aumento).

Aprenda a investir na bolsa

Por outro lado, praticamente todos os setores, com exceção de serviços corporativos, passariam por uma redução líquida na demanda de trabalho em horas.

A estimativa do FMI é que, até 2030, os brasileiros trabalhem 179 bilhões de horas. Com a implementação da inteligência artificial, esse número poderia cair 33%, para 120 bilhões de horas, considerando todos os trabalhadores do país, de acordo com o estudo.

Na prática, no país essa redução significa que os profissionais considerados pouco qualificados serão substituídos por máquinas. No entanto, o estudo aposta no efeito cascata no mercado de trabalho.

“Os profissionais vão se requalificar e em um contexto de investimento maior por parte de indústria nacional, criação de novas indústrias e novos modelos de negócios haverá um efeito cascata na geração de novos empregos no país”, explica Gonzalez.

Ele explica que não só empregos ligados a novas tecnologias são criados, mas também há geração de postos de trabalho em outros setores como consequência do maior consumo na economia por parte de funcionários altamente qualificados – que ganham mais. Haverá uma grande demanda por esse tipo de mão-de-obra totalizando uma demanda adicional de 17,7 milhões de empregos para esse perfil profissional. Isso representa 50% em empregos de alta qualificação contra os 34% atuais.

As vagas com maior demanda serão concentradas entre profissionais liberais, técnicos de nível médio, e gerentes.

PIB maior e mais produtividade

As simulações da pesquisa também mostram que a adoção máxima de IA no país pode aumentar a CAGR (taxa composta anual de crescimento) do PIB (Produto Interno Bruto) para 7,1% ao ano até 2030, considerando um cenário de máximo impacto pelos benefícios da IA.

O aumento é superior à projeção de 2,9% de crescimento do PIB feita pelo Banco Mundial e pelo FMI no mesmo período.

Segundo o estudo, o maior avanço do PIB viria acompanhado ainda de um crescimento até quatro vezes maior nos níveis de produtividade do país, podendo chegar a uma taxa composta anual de crescimento de até 6,5% ao ano no período até 2030, comparada a 1,7% de crescimento ao ano estimado pelo Banco Mundial e pelo FMI.

O estudo trabalha apenas com simulações, e para colocar todas as ideias em prática na vida real o Brasil precisa avançar em alguns pontos.

Gonzalez afirma que os dois maiores desafios do país serão treinar mão-de-obra para que os trabalhadores estejam preparados para a mudança e assegurar acesso à tecnologia, por meio da educação, para os cidadãos de todas as classes, além de empresas de todos os portes.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE