Setor bancário: mais de 60% dos trabalhadores têm entre 25 e 44 anos, diz Febraban

De acordo com o estudo, 34,8% estão na faixa dos 25 aos 34 anos, enquanto 30,7% têm entre 35 e 44 anos

Publicidade

SÃO PAULO – Dentre os funcionários do setor bancário, a maioria (65,5%) tem entre 25 e 44 anos, segundo revela a “Pesquisa em Recursos Humanos, Melhores Práticas e Censo da Diversidade” da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

De acordo com o estudo, que ouviu 204,1 mil trabalhadores do setor, 34,8% estão na faixa dos 25 aos 34 anos, enquanto que 30,7% se encontram na faixa entre 35 e 44 anos, sendo que, até 34 anos, a predominância é de mulheres, atestando o forte ingresso delas nos bancos.

Neste sentido, o levantamento da Febraban aponta que, no setor bancário, 48,4% dos funcionários são mulheres e 51,6% são homens, percentuais próximos aos da PEA (População Economicamente Ativa), na qual as proporções são de 50,8% e 49,2%, respectivamente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros dados

O estudo mostra ainda que o setor bancário possui trabalhadores com alto nível de escolaridade, visto que 66,5% deles possuem Ensino Superior completo, Pós-graduação ou MBA. No mercado formal, esse percentual é de apenas 15,5%.

No que diz respeito ao percentual de negros no segmento, este é de 19%, com crescimento significativo, segundo a Febraban, nos últimos anos, visto que o percentual de funcionários negros com até três anos de trabalho atingiu 66,5%.

“O censo permitirá aprimorar e acelerar um trabalho que já está em curso no setor, uma vez que a maioria dos bancos inclui critérios de diversidade no recrutamento e já registra impactos positivos no rendimento dos funcionários e na percepção dos clientes”, destaca o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mário Sérgio Vasconcelos.