Será que este é o momento ideal para cursar uma pós-graduação?

Você vem pensando em dar impulso em sua carreira? Veja como saber se esta é a melhor hora para investir nesta idéia

SÃO PAULO – A cada fim de ano você faz a mesma observação: é hora de dar uma guinada na vida profissional! Neste momento, naturalmente pensa que uma pós-graduação poderia lhe proporcionar o crescimento que deseja.

Não há como negar que o mercado cada vez mais competitivo exige dos profissionais a tarefa de encontrar, constantemente, um diferencial em relação à concorrência. Neste caso, é certo que a pós-graduação, assim como o aprendizado de outros idiomas, é vista como um ótimo recurso.

No entanto, trata-se de um investimento de tempo e dinheiro e, por isso, deve ser muito bem planejado. Será que, para você, este é o momento?

Como vai a sua rotina?

PUBLICIDADE

Voltar a estudar exige dedicação. Isto significa mudar alguns aspectos de seu dia-a-dia e encontrar tempo para desenvolver uma nova tarefa, que precisará ser muito bem executada para lhe proporcionar o retorno que merece.

Pensando nisso, responda a algumas questões: na empresa onde trabalha, você teria o apoio necessário para realizar este projeto? Em relação à vida pessoal, sente-se disposto… ou estressado? Tem conseguido tempo para cuidar de si mesmo e das pessoas que ama? Vem conciliando bem sua agenda nos últimos meses?

Caso tudo isso pareça exagero, atenção a este argumento: você passará, no mínimo, um ano e meio direcionado a esta nova meta. Muita coisa muda neste período, certo?

Qual o seu objetivo?

Em relação ao seu momento profissional, como o define? O objetivo desta pergunta é situá-lo melhor quanto aos seus objetivos. Fazer uma pós-graduação só para poder exibi-la depois não o levará a nada.

É preciso avaliar qual o seu propósito: pretende crescer na empresa em que trabalha? Há espaço para isso? Ou, no outro extremo, não consegue emprego e acredita que a pós lhe abrirá várias portas?

Tenha em mente que o fato de cursar uma pós-graduação poderá aumentar suas chances de conquistar um bom emprego, mas daí a lhe dar alguma garantia de sucesso já é algo totalmente diferente. Por isso, segure sua expectativa!

Todos estes questionamentos, além de lhe indicarem se este é o momento certo de se dedicar a este objetivo, lhe ajudarão ainda a escolher qual a melhor opção: fazer uma especialização ou um mestrado?

Qual o curso mais indicado?

Decidido a fazer pós-graduação, procure escolher com cuidado qual o melhor curso a freqüentar. Você busca uma especialização em sua área ou pretende ampliar conhecimentos, dedicando-se a outras atividades? Tem intenção de dar aulas ou seu ambiente é mesmo o corporativo?

Se você está querendo investir no emprego atual, vale uma boa conversa com seu chefe. Transparência, nesta hora, é fundamental. Exponha seus objetivos e suas necessidades.

Caso não consiga um apoio financeiro para ao menos dividir com a empresa os custos deste projeto de vida, será de extrema importância receber o apoio no dia-a-dia, quando sentir a necessidade de negociar horários, ou mesmo faltar para se dedicar ao estudo.

Como você pode ver, esta decisão implica em muitos questionamentos, sem falar ainda, diretamente, do aspecto financeiro: está pronto para encarar esta despesa?
Trata-se de um projeto de vida e, como tal, merece planejamento. Sendo assim, não desista antes mesmo de começar, caso as respostas não tenham sida nada animadoras: reveja seus objetivos e prepare-se para que o melhor momento aconteça, o quanto antes. Boa sorte!