Ser multitarefas pode prejudicar os seus estudos?

Ao dividir a sua atenção, existem duas opções: que a qualidade da tarefa diminua ou que a sua eficiência sofra

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A nova geração é ótima em atualizar o status do Facebook, mandar SMS pelo celular, assistir a televisão e estudar ao mesmo tempo, ou seja, em ser multitarefas. Porém, esse hábito não é a melhor escolha se você quer tirar boas notas nas provas da escola ou universidade. Isso acontece porque a sua atenção está dividida entre diversas tarefas e o seu cérebro sente mais dificuldade em memorizar o conteúdo.

Ao dividir a sua atenção, existem duas opções: que a qualidade da tarefa diminua ou que a sua eficiência sofra. Isso quer dizer que você não fará algo tão bem quanto faria se estivesse concentrado em uma única tarefa ou o resultado da mesma a longo prazo não será tão eficiente. Com os estudos, por exemplo, as chances de você perder o foco e esquecer o conteúdo na hora da prova são muito grandes.

Portanto, no lugar de demorar duas horas para transcrever as suas notas porque você está ouvindo alguma música nova ou assistindo o seu seriado favorito, desligue todas as suas distrações e mantenha o foco nos livros diante de você. Se a internet é o seu maior problema na hora de se concentrar, existem diversos programas e aplicativos que podem ajudar você a ser mais produtivo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira outros hábitos que podem comprometer as suas notas:

1. Estudar na noite anterior

Estudar na noite anterior pode fazer com que você tire uma nota boa em um determinado exame, mas o conteúdo não será memorizado a longo prazo. É importante pensar que os seus estudos devem ter uma importância maior do que apenas o tempo que você passa na escola ou universidade. Adquira o hábito de estudar todos os dias em vez de apenas na noite anterior a um exame.

Continua depois da publicidade

2. Escolher um ambiente impróprio para os estudos

Assim como ser multitarefas, um ambiente onde tenha muito barulho e conversas paralelas pode distrair você e fazer com que o seu foco seja perdido. O lugar onde você estuda deve ser silencioso a fim de que você possa concentrar-se apenas no conteúdo a ser revisado.

3. Apenas reler o livro didático

Alguns estudos comprovam que a melhor forma de estudar é de maneira ativa. Isso significa que você pode ler um texto e fazer um desenho sobre o conteúdo, compor uma música ou até produzir um vídeo que explique o assunto tratado. Apenas reler um livro didático não é eficiente o suficiente para que você memorize o tema.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.