Senadores pedem reajuste de 80% do PIB para aposentados

Se aprovada, emenda deverá beneficiar cerca de 9 milhões de aposentados que recebem mais que um salário mínimo

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Na próxima terça-feira (25), será o último dia para a apresentação de emendas ao Orçamento. Seguindo este cronograma, o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, apresentará uma emenda à LOA (Lei Orçamentária Anual), reivindicando reajuste de 80% do PIB mais a inflação para aposentados e pensionistas que ganham acima do piso nacional. “Vou conversar com os deputados e líderes partidários e recolher o maior número possível de assinaturas de apoio à Emenda”, afirma o deputado.

Caso seja aprovada, a emenda deve beneficiar cerca de 9 milhões de aposentados que recebem valores acima do salário mínimo.

Aposentados
O senador Paulo Paim (PT-RS) sugeriu que os idosos se mobilizem, a fim pressionar os parlamentares, pois, em janeiro, eles deverão receber metade do reajuste que será dado ao salário mínimo.

Continua depois da publicidade

Durante sua participação no 20º Congresso Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, realizado em Caldas Novas (GO) na última sexta-feira (21), o senador fez um apelo aos senadores e deputados da CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), para que seja aprovada uma emenda que garanta pelo menos 80% da variação do PIB (Produto Interno Bruto) no reajuste de janeiro. De acordo com a Agência Senado, o discurso foi transmitido ao vivo, pela internet.

Varig
Os aposentados do Aeros, fundo de pensão dos ex-funcionários da Varig, também estão na pauta dos senadores.

Durante o Congresso, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que está espantado com a insensibilidade do governo em relação a esses aposentados e aproveitou o momento para fazer um apelo direto à presidente Dilma Rousseff para que o governo acorde para o drama dos aposentados do Aeros.

Paim lembrou que, junto com Álvaro Dias, fez várias incursões no governo e no Poder Judiciário para tentar resolver a questão do Aeros. Ele lamentou que a maioria daqueles aposentados já tenha morrido após a falência do fundo.