Semana dos pais: homens também enfrentam dupla jornada de trabalho

Mais de 62% dos homens ativos no mercado de trabalho são pais, de acordo com pesquisa realizada pela Catho Online

SÃO PAULO – No próximo domingo (10), comemora-se o Dia dos Pais. Por isso, vale a pena refletir sobre os desafios recentes que surgiram para os profissionais. Há pouco tempo, as mulheres assumiam o papel de cuidar da casa e dos filhos, ao passo que os homens eram provedores do dinheiro, trabalhando para sustentar a família.

Entretanto, as mulheres galgaram as dificuldades do mercado de trabalho e passaram a ter menos tempo para a família. Resultado: as tarefas de casa tiveram que ser divididas. O fato é que hoje, de maneira geral, nem um nem outro, isto é, nem o homem nem a mulher, deseja deixar de lado os sonhos e ambições ligados ao trabalho.

“Hoje existem pais que trabalham fora e também fazem o serviço do lar, levam o filho para a escola. Ajudam com a lição de casa, cozinham… Certamente, é uma tendência”, observa a psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos da Catho Online, Fernanda Figueiredo.

Maioria dos profissionais são pais

Mais de 62% dos homens ativos no mercado de trabalho são pais, de acordo com pesquisa realizada pela Catho Online. Isso significa que a maioria dos profissionais está sujeita aos desafios da “dupla jornada” de trabalho, na empresa e em casa. Confira os resultados:

ProfissionaisNenhum filhoUm filhoDois filhosMais de dois filhos
Homens37,49%22,04%26,28%14,19%
Mulheres55,22%23,54% 15,64%5,6%

Como manter o equilíbrio

A coordenadora de RH da Catho Online listou algumas dicas para não perder o controle, mesmo com tantas tarefas a serem cumpridas!

  • Procure conciliar os seus horários com os da família. Se você chegar muito tarde em casa, vai perder um tempo precioso de convívio com seus filhos. Portanto, tente organizar a sua agenda;
  • Participe de todos os “acontecimentos” familiares. É sempre importante estar presente em todos os momentos possíveis;
  • Faça da realidade do filho a sua realidade. Mostre que ele faz parte de sua vida;
  • Demonstre que você se importa! Ouça atentamente seus familiares;
  • PUBLICIDADE

  • Não deixe que o trabalho ultrapasse o expediente. Evite passar tempo demais no escritório, se não for necessário. Procure não levar tarefas para realizar em casa, pois isso acaba atrapalhando o seu tempo de descanso e lazer;
  • Por mais nervoso que esteja devido a outros fatores, não desconte na família nem leve esse nervosismo para casa. Tente manter um clima agradável no lar;
  • Aproveite os finais de semana para esquecer do trabalho e busque atividades com a família.