Sem emprego? É momento de buscar boas indicações!

Ex-colegas, área de RH da empresa e clientes podem ajudar na busca pela vaga ou na hora em que a empresa que irá contratar pedir indicação

SÃO PAULO – Imagine que você foi demitido, já que seu perfil não condizia com o da empresa. Neste momento, sem saber que caminho seguir, você precisa procurar pessoas que possam lhe indicar para outras empresas, para que a procura por uma vaga demore menos.

Para fazer isso, no entanto, você não vai procurar seu antigo chefe, o qual acabou de lhe demitir, não é? A retomada do contato com amigos e clientes pode ser essencial neste momento.

Quem era seu aliado?

Ex-colegas de trabalho podem se tornar grandes aliados neste momento. Aquela pessoa com quem você conviveu durante meses, ou até anos, e que trabalha na mesma área que você, é essencial, porque também conhece outras pessoas.

PUBLICIDADE

Quando sair do trabalho, peça o e-mail dela e sempre diga um “oi” esporádico, somente para informar que ainda está a procura, o que poderá fazer surgir uma amizade. Além disso, caso já tenha encontrado um trabalho, estas pessoas podem dizer somente coisas boas sobre você.

RH da empresa

Seu chefe não poderá falar bem de você, mas a pessoa que trabalha na área de recursos humanos da empresa poderá ter uma postura que será vantajosa no momento em que a empresa ligar para pedir indicação.

É claro que a pessoa responsável por esta área não poderá lhe indicar novas vagas, mas a empresa pode contar com um serviço de recolocação no mercado de trabalho, que parte desta área.

Atente aos clientes

As pessoas que trabalhavam diretamente com você, os clientes, podem lhe ajudar… desde que você explique qual a sua situação. Não tenha vergonha de falar que por falta de afinidade você foi demitido.

Se eles realmente gostaram de seu trabalho, com certeza poderão fazer de tudo para que continuem sendo atendidos por você. Além disso, eles conhecem outras empresas que podem lhe abrir vagas com uma boa indicação.

Mande um e-mail de despedida para cada um, individual, mas tomando cuidado com a linguagem. Nada de denegrir a imagem da empresa.