Seleção: o que você deve analisar em vídeos institucionais apresentados

Ele pode lhe dizer qual o perfil da empresa e se ela combina com seu estilo de trabalho; diferencie conteúdo relevante

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Algumas companhias têm usado vídeos na busca por profissionais que se encaixam em suas vagas. Antes de sequer dizerem o que esperam do futuro funcionário, elas mostram o que é a empresa.

E para quem está a procura de um emprego e não quer perder tempo, antes mesmo de se encaminhar para a entrevista, veja se o vídeo não está disponível na internet. Esta dica também é válida para quem quer se preparar para uma vaga que tanto deseja.

Ele pode lhe direcionar e dizer se aquela companhia bate ou não com o seu perfil de trabalho. Analisá-lo de maneira criteriosa o fará ter menos decepções no futuro.

Conteúdo

Aprenda a investir na bolsa

O vídeo costuma mostrar o cotidiano dos trabalhadores na empresa. Veja se ele bate com o que você está a procura. As pessoas são muito formais? O ambiente de trabalho é muito barulhento? A companhia conta com bastante espaço físico? Tudo isso pode ser diferencial na hora de escolher entre duas empresas.

Outros pontos a serem observados são a missão, os valores e os objetivos. Estes tópicos são apresentados em frases como “queremos fazer o cliente se sentir único”, “pretendemos conquistar novos espaços” e “a empresa que aposta na capacitação profissional”.

Procure estas frases durante a apresentação, mas analise-as. A missão, os valores e objetivos devem ser iguais aos seus.

Gravação

Não ceda para frases emotivas demais. Um vídeo muito comovente pode não ter um conteúdo suficiente para que você tenha uma opinião sobre a empresa.

O conteúdo da gravação diz muito sobre o empregador. Se o vídeo está sem erros, como tremores e figuras fora de foco, revela que a empresa é séria e que leva com muita rigidez o processo de seleção.

Um vídeo bom investe no conteúdo e não em efeitos especiais. A empresa pode apostar em muitos personagens e histórias, mas tente discernir estes fatores do que realmente o fará escolhê-la para trabalhar: seu perfil.

PUBLICIDADE