Seleção: e quando a resposta não vem, o que fazer?

Pesquisa revela que 85% dos candidatos não são informados do resultado; ligue para a empresa e, se rejeitado, veja o comportamento ideal

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pela Curriculum.com.br revela que 85% dos profissionais que participam de um processo seletivo não recebem resposta das empresas. Porém, de acordo com o presidente do site de empregos, Marcelo Abrileri, o aviso sobre a não-contratação deveria ser uma prática dos profissionais de RH (Recursos Humanos).

“Dar feedback aos candidatos que participaram de um processo seletivo é sinal de profissionalismo e demonstra respeito por quem participou, não importando qual seja a resposta: positiva ou negativa”, afirmou Abrileri, que completou dizendo que a comunicação entre os candidatos e recrutadores deve ser clara e objetiva.

“Em geral, o candidato que participa de um processo presencial nutre esperanças de que ele pode conquistar o emprego e, às vezes, até mesmo diminui o ritmo com relação a outros processos. Avisá-lo de que ele está fora da vaga o liberta para que possa se realinhar novamente na busca por outra oportunidade”, disse o presidente da Curriculum.com.br.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A pesquisa foi realizada em São Paulo, por meio de grupos de discussões feitos com 40 pessoas, em agosto.

Enquanto a notícia não vem…

Segundo afirmaram os participantes do levantamento realizado pelo site, o silêncio sobre uma resposta do processo seletivo causa desmotivação, uma vez que os candidatos gastam dinheiro e tempo para ir até a companhia. Além disso, um feedback mostraria a eles o que falta para que se tornem competitivos.

Enquanto a resposta não vem, por sua vez, os candidatos não devem ficar com os braços cruzados, principalmente se for a vaga dos sonhos. Ligue para a empresa, se passou o período prometido para que ela entrasse em contato, e veja como anda o processo. Se a pessoa escolhida não foi você, nada de desanimar. Veja, abaixo, as atitudes que são bem-vistas em situações como esta:

Continua depois da publicidade