Seis das dez melhores escolas de MBA de negócios do mundo estão nos EUA

Porém, o país não está no topo da lista, lugar ocupado pelo IESE Business School, da Universidade de Navarra, na Espanha

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os Estados Unidos detêm seis das dez melhores escolas de MBA (Master Business Administration) de negócios de período integral em todo o mundo.

Porém, as duas primeiras posições são de escolas presentes na Europa. O primeiro lugar é do IESE Business School, da Universidade de Navarra, na Espanha. No ranking do ano passado, ela ocupava o segundo lugar. A posição é ocupada, na edição deste ano, pelo IMD (International Institute for Management Development), escola da Suíça que, em 2008, estava no topo da lista.

O ranking, que está em sua oitava edição, é divulgado anualmente pelo The Economist.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A lista

Na terceira posição, começa a liderança norte-americana, com nomes de escolas de MBA de negócios até a sétima posição, de acordo com a tabela abaixo, que mostra o ranking das dez melhores:

Os melhores programas de MBA do mundo
Posição Instituição País
1 IESE Business School, University of Navarra Espanha
2 International Institute for Management Development (IMD) Suíça
3 University of California at Berkeley, Haas School of Business EUA
4 University of Chicago, Booth School of Business EUA
5 Harvard Business School EUA
6 Dartmouth College, Tuch School of Business EUA
7 Stanford Graduate School of Business EUA
8 London Business School Inglaterra
9 University of Pennsylvania, Wharton School EUA
10 Vierick Leuven Gent Management School Bélgica

Fonte: The Economist

Imperfeito

De acordo com o The Economist, o ranking não é perfeito, já que aquilo que faz um programa de MBA bom varia para cada pessoa. Por isso, nos 21 anos, a pesquisa perguntou a cerca de 150 mil estudantes qual era o motivo da escolha por um MBA. Quatro fatores foram apontados:

Continua depois da publicidade