Seguro saúde é o benefício mais oferecido pelas empresas

De acordo com pesquisa, necessidade de reter talentos faz com que plano de saúde esteja presente em 99% das empresas

SÃO PAULO – O seguro saúde é o benefício mais oferecido pelas empresas brasileiras, segundo revela a Pesquisa Aon Hewitt 2011, divulgada nesta terça-feira (22).

De acordo com o levantamento, o plano de saúde é oferecido por 99% das empresas. Dentre os motivos que fazem com que este seja o benefício mais presente, está a necessidade das empresas de reter talentos.

“Cada vez mais se faz necessário oferecer benefícios para reter bons profissionais e o plano de saúde é um dos mais requisitados, sobretudo, com a expansão da classe C, em categorias que antes não contavam com este tipo de benefício’”, explica o diretor de benefícios da Aon Hewitt Brasil, Humberto Torloni.

PUBLICIDADE

Outros benefícios
Ainda conforme o estudo, depois do plano de saúde, o seguro de vida é o benefício mais oferecido pelas empresas, presente em 94% delas. Em seguida, estão o plano de saúde odontológico, 89% e os medicamentos, 54%.

Auxílio refeição, telefone celular e estacionamento também são benefícios bastantes comuns nas empresas, presentes em mais de 70% delas. Nestes casos, contudo, os benefícios não são oferecidos a todos os funcionários, sendo geralmente ofertados apenas a alta gestão.

Abaixo os benefícios mais presentes nas empresas para todos os funcionários e aqueles oferecidos apenas para uma parte deles.

Presença de benefícios
BenefícioPercentual
Saúde99%
Seguro de Vida94%
Dental89%
Medicamentos54%
Check Up47%
Promoção de Saúde35%

 

Presença de Benefícios para parte dos funcionários
BenefícioPercentual
Estacionamento78%
Auxílio-refeição75%
Telefone celular75%
Empréstimo61%
Automóvel59%
Reembolso Km54%
Previdência Privada52%
Educação52%
Cesta básica20%

Seguro saúde
Detalhando alguns dos benefícios oferecidos, a pesquisa mostra que 43% das empresas custeiam inteiramente o plano de saúde. Dentre as que não custeiam, 28% pagam até 50%, 20% de 75% a 99% e 9% das empresas custeiam de 50% a 75%.

PUBLICIDADE

Um total de 25% das empresas permite aposentados nos planos de saúde da empresa, sendo que, destas, 60% oferecem por liberalidade.

No que diz respeito aos check ups e medicamentos, no primeiro caso, 44% oferecem o benefícios aos diretores e presidentes, 33% oferecem aos gerentes de primeira linha e 15%, para os demais gerentes. Em 73% das companhias, a periodicidade dos check ups é anual.

Sobre os medicamentos, 52% das empresas oferecem o benefício e 41% oferecem algum tipo de subsídio, sendo que a média é de 50%.