Segundo Lupi, dados do emprego vão apresentar recuperação em fevereiro

Dados do Caged devem ser divulgados na próxima semana e serão melhores que os do mês de janeiro, diz ministro do Trabalho

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes a fevereiro devem apresentar recuperação na quantidade de postos de trabalho geradas no país.

Ele não adiantou números, que devem ser divulgados na próxima semana, mas afirmou que o saldo do segundo mês de 2009 será melhor do que o de janeiro. “Os números atuais apurados pelo Caged ainda estão negativos, mas com uma faixa muito pequena. Acho que ficará entre um saldo negativo pequeno ou um positivo pequeno”, destacou.

Em dezembro, a curva do desemprego teve uma queda brusca, lembrou o ministro, manteve-se decrescente em janeiro, e a tendência agora é de estabilidade ou mesmo de um pequeno crescimento.

Longe do centro do furacão

Aprenda a investir na bolsa

Nesta sexta (6), ainda foram divulgados, no Rio de Janeiro, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dados que revelam alta da produção industrial brasileira em janeiro, frente a dezembro.

De acordo com o ministro Lupi, os números mostram que o auge da crise financeira do pais já passou e que o mês de março será de retomada da economia e da geração de empregos, conforme publicado na Agência Brasil.

Segundo o IBGE, a produção industrial apresentou crescimento de 2,3%, entre dezembro e janeiro, e queda de 17,2% na comparação com o primeiro mês de 2008. O aumento, segundo a entidade, foi sustentado pela expansão em 15 dos 27 ramos investigados.

“Estou falando há algum tempo de que teríamos um fevereiro difícil, mas em março já haveria uma retomada do crescimento da economia. Todos os dados levam a isso. Todos os setores da economia já estão começando a se recuperar. A produção e o mercado interno estão muito fortes. São vários fatores que diferenciam o Brasil do mundo”, avaliou.