Segredo para motivação é estimular colaborador a crescer junto com a empresa

Psicóloga revela ainda que líder deve pensar no que o funcionário gostaria de ganhar e não no que a empresa quer oferecer

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos maiores desafios para o líder é manter a sua equipe motivada. Para que ele alcance essa meta, é preciso estimular o colaborador a crescer junto com a empresa.

Isso porque os fatores motivacionais geralmente estão ligados a sentimentos de crescimento individual, como a promoção de cargo, o aumento salarial e também a realização pessoal. De acordo com a psicóloga e consultora comportamental, Maria Inês Felippe, “é preciso pensar no que o funcionário gostaria de ganhar e não no que a empresa gostaria de dar”.

Motivação

Segundo Maria Inês, para que o líder possa contar com colaboradores que visam ao crescimento profissional e, consequentemente, da própria organização, é necessário adotar algumas medidas. Confira abaixo algumas delas:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diversificar benefícios

Além dessas medidas de incentivo, que podem ser aplicadas a todos os funcionários, é importante destacar que cada pessoa deve ser motivada de maneira diferente, pois cada um tem emoções distintas.

“O homem é um ser insaciável. Uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários”, explica Maria Inês.

Desmotivação

Mas como o líder pode identificar se a equipe está desmotivada e precisa de ajuda? Um dos passos, segundo Maria Inês, é estabelecer quais são os comportamentos dos profissionais que revelam desmotivação.

Continua depois da publicidade

“Além do comportamento, trabalho também as causas que levam à desmotivação. Na grande maioria, essas causas estão nas políticas de recursos humanos ou na cultura da organização. Não trabalhar essas questões é o mesmo que passar um verniz sobre uma ferrugem”.

A psicóloga finaliza ressaltando que a motivação só será eficaz se o funcionário estiver disposto a se motivar.