Sebrae-SP: faturamento real das pequenas empresas sobe 2,9% em 12 meses

Setor também gastou 3,5% a mais com a folha de pagamento em um ano, revela pesquisa mensal

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O faturamento real das micro e pequenas empresas paulistas registrou alta de 2,9% em maio, frente ao mesmo mês do ano passado.

A constatação é do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que divulgou nesta quinta-feira (06) sua Pesquisa Mensal de Conjuntura.

De acordo com o levantamento, estima-se que o total de 1,3 milhão de pequenos negócios formais do estado de São Paulo apurou a receita de R$ 20,1 bilhões.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Análise regional

O melhor desempenho em maio, na comparação com o ano passado, coube às empresas do interior. As MPEs daquela região viram sua receita real subir 5,2%.

Já os pequenos negócios da Região Metropolitana de São Paulo, do Grande ABC e da Capital paulista registraram variações de 0,9%, 12,2% e -2,3% no faturamento, respectivamente.

Faturamento por setor

De acordo com o pesquisa, o faturamento do Comércio em maio foi o melhor desde o início da pesquisa (1998), e cresceu 8,1% em relação ao mesmo mês de 2005. Na seqüência, aparecem Indústrias e Serviços, com as respectivas variações: 0,1% e -4,4%.

Continua depois da publicidade

Como a média de faturamento acumulado entre janeiro e maio ficou 2% abaixo do resultado do mesmo período do ano passado, para o superintendente do Sebrae-SP, José Luis Ricca, “apesar da alta em maio, tudo indica que o semestre deve fechar em queda”.

Salários

Já os rendimentos dos trabalhadores das micro e pequenas empresas sofreram recuo de 1% em relação abril, mas valorização de 3,5% em relação a maio do ano passado, já descontada a inflação do período.

Destaque para o interior do Estado, que nos últimos 12 meses viu a folha de salários engordar 14,5%.

A Pesquisa de Conjuntura, realizada mensalmente pelo Sebrae-SP, analisa o desempenho de 2,7 mil micro e pequenas empresas, amostra representativa no universo das MPEs da indústria da transformação, comércio e serviços da capital, região metropolitana de SP, ABC e interior.