Sebrae-SP: faturamento das MPEs registrou alta de 1,3% em maio

Dado diz respeito à comparação com maio de 2006. Indústria (+9,4%) e serviços (+4,8%) são destaques

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O faturamento real das micro e pequenas empresas paulistas registrou alta de 1,3% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A indústria (+9,4%) e serviços (+4,8%) registraram alta no faturamento, enquanto o setor de comércio teve queda de 3,3% no período.

Os dados são do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que divulgou sua Pesquisa Indicadores Sebrae-SP nesta quarta-feira (11).

Análise regional

Entre maio de 2006 e 2007, a maior alta no faturamento coube ao Grande ABC (+7,6%) e Interior (+5,3%).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em contraposição, a região metropolitana de São Paulo (-2,1%) e o município de São Paulo (-0,7%) apresentaram índices negativos.

Faturamento por setor

De acordo com a pesquisa, o faturamento dos setores industrial e comercial subiu na comparação entre os meses de abril e maio de 2007, com índices de 9,6% e 3,1%, respectivamente. Mas foi o setor de serviços o destaque, com alta de 13,2%, no período analisado.

Para os analistas do Sebrae, o fato de maio contar com as vendas do Dia das Mães foi determinante para esse aumento na receita das MPEs.

Continua depois da publicidade

Salários

Na comparação entre maio de 2007 e de 2006, os rendimentos dos trabalhadores das micro e pequenas empresas tiveram queda de 0,8%. Na comparação mensal, no entanto, houve queda de 2,2%.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Indicadores, realizada mensalmente pelo Sebrae-SP, analisa o desempenho de 2,7 mil micro e pequenas empresas, amostra representativa no universo das MPEs da indústria da transformação, comércio e serviços da capital, região metropolitana de SP, ABC e interior.