Sebrae-SP: faturamento das micro e pequenas empresas caiu 2,4% em fevereiro

Dado diz respeito à comparação com janeiro. Na análise anual, no entanto, o faturamento teve crescimento de 1,4%

SÃO PAULO – O faturamento real das micro e pequenas empresas paulistas diminuiu 2,4% em fevereiro, na comparação com janeiro deste ano, devido ao menor número de dias úteis e ao feriado do Carnaval.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o faturamento teve alta de 1,4%, motivado pelo controle da inflação e pela recuperação de renda dos trabalhadores. Os dados são do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que divulgou sua Pesquisa Indicadores Sebrae-SP nesta terça-feira (10).

Análise regional

Entre fevereiro de 2006 e 2007, a maior alta no faturamento coube ao Grande ABC, uma vez que as MPEs da região viram sua receita real subir 5,5%. Em seguida, veio o Interior (5,2%).

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Já na comparação mensal, apenas o Interior teve bom desempenho (+ 3%). No ABC, a queda foi de 20,7%, na região metropolitana de São Paulo, de 6,8% e no município de São Paulo, de 3,6%.

Faturamento por setor

De acordo com a pesquisa, o faturamento de todos os setores apresentou alta, sendo que o maior registrado foi o de Serviços (2,2%). Em seguida, vieram a Indústria (1,6%) e o Comércio (1,1%).

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae, Ricardo Tortorella, o bom desempenho de todos os setores mostram uma possível dinamização da economia. “Depois de um ano difícil, nesse momento, a inflação baixa associada à recuperação da renda dos trabalhadores e aos juros em queda começam a beneficiar as vendas das micro e pequenas empresas”.

Salários

Em fevereiro, os rendimentos dos trabalhadores das micro e pequenas empresas tiveram alta de 3% em relação ao mês de fevereiro de 2006. Em relação a janeiro último, houve queda de 10,4%, já que no primeiro mês do ano o rendimento do trabalhador é associado às comissões por vendas natalinas, feitas no crediário e às vendas em liquidações.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Indicadores, realizada mensalmente pelo Sebrae-SP, analisa o desempenho de 2,7 mil micro e pequenas empresas, amostra representativa no universo das MPEs da indústria da transformação, comércio e serviços da capital, região metropolitana de SP, ABC e interior.