Competitividade

Sebrae lança programa de inovação para MPEs paulistas

Agentes treinados irão percorrer as pequenas indústrias paulistas e levar programas para o desenvolvimento

SÃO PAULO – O Sebrae lançou oficialmente o ALI (Programa Agentes Locais de Inovação) que tem como objetivo mapear o nível de competitividade das empresas do Estado de Sâo Paulo. O programa é uma parceria da instituição com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e já existe desde 2009.

O programa dará consultoria gratuita aos empresários. “Hoje são quase sete milhões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Portanto, é um grande desafio atender com qualidade e com quantidade esse número enorme de empreendedores. Um dos eixos centrais é a pequena empresa e o tema inovação”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Inovação e desenvolvimento
O programa promove a criação de um mercado de trabalho para jovens recém-formados, que são treinados e poderão distribuir os programas do Sebrae, como o Sebraetec e Sebrae Mais, além de gerar inovação e desenvolvimento. De acordo com o Barretto nessa primeira fase, estima-se que menos 50 mil empresas no País participem do ALI.

PUBLICIDADE

Em São Paulo, 300 pesquisadores bolsistas do CNPq vão percorrer as pequenas indústrias do Estado para coletar dados e traçar um diagnóstico da competitividade dessas empresas.

Durante dois anos, o agente fará medições a cada quatro meses em cada uma das 50 empresas sob sua responsabilidade. O período de capacitação dos agentes é de dois meses, com bolsa-auxílio no valor de R$ 1,1 mil. Após o período inicial, o selecionado passa a receber R$ 3,6 mil pelo prazo máximo de 24 meses, sem possibilidade de renovação.