Próxima geração

Se preparando para o futuro: as profissões que existirão em 2030

O instituto Canadian Scholarship Trust Plan realizou uma pesquisa para apontar quais serão os trabalhos que devem estar disponíveis no futuro

arrow_forwardMais sobre
robot hand

SÃO PAULO – Você consegue imaginar qual vai ser a profissão escolhida pelos seus filhos e netos? O instituto Canadian Scholarship Trust Plan realizou uma pesquisa para apontar quais serão os trabalhos que devem estar disponíveis no ano de 2030.

Com o avanço da tecnologia e com os robôs cada vez mais presentes no dia-dia das pessoas, algumas profissões são bem diferentes, de acordo com o site. Confira abaixo algumas das profissões do futuro:

Nostálgicos
Uma mistura de terapeuta, design de interiores e pesquisador histórico, os nostálgicos, ou saudosistas, irão ajudar os idosos de 2030 e os curiosos a recriar ambientes de épocas passada, como uma sala dos anos 80 ou cozinha dos anos 50.

PUBLICIDADE

Reflorestador
Na tentativa de reverter décadas de dados contra a natureza, o reflorestador irá ajudar florestas e vegetações naturais a se recuperar e também irá criar “fazendas-verticais” com estufas.

Tele cirurgião
Em 2030, os cirurgiões irão operar os pacientes com braços robóticos, ao invés de mãos humanas, a fim de facilitar as operações remotas.

Conselheiro de robô
Em 2030, os robôs irão desempenhar um papel importante no nosso dia-a-dia. Os robôs domésticos, por exemplo, vão assumir as funções de cuidador, babá, faxineira, segurança, entre outros; por isso, um conselheiro de robô vai ser um excelente para ajudar a saber qual modelo melhor se encaixa a suas necessidades familiares.

Designer de lixo
Uma nova forma de reciclagem, chamada de “upcycling”, será popular em 2030. Essa consiste em transformar lixo em produtos de melhor qualidade. Por isso, os projetistas de lixo serão fundamentais para o sucesso de upcycling.

Terapeuta de final da vida
Com o aumenta da expectativa de vida, o planejamento para as últimas etapas da vida se tornarão uma prática comum. Terapeutas de final de vida atuarão como guias para planejar os anos antes da morte.

Guia de aventura no Ártico
O turismo de aventura no Ártico vai crescer em 2030, principalmente graças à abertura da Passagem do Noroeste – ligação entre a Eurásia e as Américas.

PUBLICIDADE

Especialista em simplicidade
Estes profissionais vão encontrar maneiras de ajudar a simplificar as operações diárias de negócios.

Remixer de mídia
Um remixer de mídia assume o cargo de DJ remixando várias formas de mídia em um novo projeto de maneira coesa. Estes profissionais vão combinar áudio, vídeo, imagens e realidade aumentada para criar projetos que vão desde campanhas de marketing a espaços de entretenimento em casamentos.

Navegador de saúde
É difícil para pacientes e familiares entenderem o funcionamento de um hospital, mas com o auxílio de um navegador de saúde os pacientes terão mais conhecimento das informações que precisam. Os profissionais vão responder a perguntas sobre procedimentos e documentos, além de dar apoio às pessoas que se esforçam para lidar com o estresse de ter um familiar doente.