Saúde e trabalho: você sabe como se prevenir da LER?

Única maneira de prevenir a Lesão por Esforço Repetitivo é praticando esportes e se movimentando. Como fazer isso no dia-a-dia agitado?

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Como passamos grande tempo de nossos dias no trabalho, é preciso atentar às atividades que realizamos, principalmente se elas estão relacionadas com o computador ou com algum esforço realizado repetidamente.

Isso porque, mesmo que não perceba, você pode estar sendo vítima da LER (Lesão por Esforço Repetitivo), doença que afeta, em sua maioria, pessoas que trabalham em computadores e escritórios. No entanto, é possível evitar esta doença e cumprir todas as suas atividades. Veja como!

Se movimente no escritório

Para quem fica sentado durante todo o tempo de trabalho, aí vai uma dica: movimente-se, ou então você terá sérios problemas de saúde e não somente a LER. O primeiro passo para evitá-la e outras tantas doenças é utilizar as escadas sempre que possível.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, você não deve ficar durante todo o expediente sentado. Em intervalos de tempo, levante e faça uma pequena caminhada: vá beber água, ao banheiro, ver o processo de produção da empresa. E, mesmo que seja impossível caminhar, pelo menos estique sempre as pernas.

Improvise caminhadas

Para quem não tem tempo de realizar atividades físicas, o melhor é improvisar. Quando for de carro ou, até mesmo, de ônibus, pare um pouco longe de seu ponto ou num estacionamento mais distante do escritório e vá andando.

O horário de almoço também pode ser um bom aliado na prática de exercícios, desde que você não fique sem comer. Veja algum local próximo onde você possa realizar alguma atividade física (academias, casas de dança) ou apenas caminhe num espaço próximo. O mesmo exercício deve ser feito quando você for ao banco, shopping ou ao correio.

Cuidado com a postura

Quando sentamos e queremos relaxar, muitas vezes podemos estar forçando nossa coluna, o que a prejudica. Por isso, evite posturas inadequadas e que desfavoreça a circulação. Sempre apóie o antebraço ao mexer no mouse e encoste toda as costas no encosto da cadeira.

Se alongue frequentemente. Isso fará com que seus músculos se tornem mais flexíveis e melhorará sua postura e qualidade de vida.