Saúde e trabalho: você conhece as doenças de escritório?

Posição inadequada e outros hábitos podem fazer com que você contraia alguma lesão e prejudicam rendimento

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ficar muito tempo sentado, se alimentar mal e ainda digitar por horas seguidas no computador. Todos estes hábitos, comuns em empresas, podem fazer com que sua saúde fique debilitada e, conseqüentemente, sua produtividade diminua. Mas você sabe quais são as doenças mais comuns em escritórios?

Sinusites e alergias

Na maioria dos casos, o ambiente de trabalho é bastante fechado e possui ar condicionado. Com isso, quem tem sinusite acaba agravando o quadro, enquanto passa a doença para os colegas de trabalho, já que não há ventilação no local. Os sintomas são dores de cabeça, com ênfase na região das sobrancelhas, que pioram com a cabeça inclinada.

No ambiente fechado também fica mais fácil desenvolver quadros alérgicos. Aquele colega que passa um perfume muito forte ou o cheiro da fumaça de cigarro podem causar dor de garganta e em outras partes do corpo em quem já tem predisposição ao problema.

Gastrite e LER

PUBLICIDADE

O estresse devido à pressão e o hábito de tomar muito café ou fumar podem causar uma doença típica de escritório: a gastrite. Neste caso, a pessoa sente uma queimação, que pode ser amenizada com alguns alimentos.

Quem não dá importância para a postura pode acabar sofrendo de LER – lesão por esforço repetitivo. Basta ficar algumas horas, todos os dias, mal posicionado no computador, para que algum tendão se inflame. Para evitar isso, policie sua posição.

Posição é qualidade de vida

Muitas outras doenças podem ser adquiridas por causa da posição a que você se submete enquanto trabalha. A dor nas costas, também conhecida como lombagia, é decorrente deste hábito. A postura errada ao se sentar causa contratura muscular e inflamação.

Outro problema pode ser inflamação no nervo ciático. O sintoma desta lesão é dor do quadril ao calcanhar, principalmente porque a postura inadequada fez com que alguns discos articulares comprimissem terminações nervosas.

Ficar muito tempo em pé ou sentado pode ser a causa de uma outra doença, que é estimulada pelos hormônios e predisposição genética, que são as varizes. Mais comum em mulheres, ela provoca dores e peso nas pernas.

Como evitá-las?

Para evitar estas doenças, a primeira atitude a tomar é prestar atenção na posição em que trabalha. Se sentado, sempre mantenha as penas e a coluna ereta, com o computador bem em frente ao seu rosto, para que não tenha que abaixar a cabeça por muito tempo, e o mouse em posição que consiga apoiar o antebraço. Neste mesmo caso, levante em alguns momentos, para ativar a circulação.

Já para quem trabalha em pé o dia inteiro, sente em alguns momentos para descansar e, quando chegar em casa, coloque as pernas para cima para ativar a circulação. Quem está em atividade o tempo todo, como professores de academia, devem fazer o mesmo.

Um grande aliado à saúde é o exercício físico, mas ele não terá efeito se você não abandonar alguns hábitos, como o fumo e café em excesso. Além disso, não se esqueça de equilibrar a alimentação.