São Paulo terá índice para aluno avaliar cursos profissionais

Escolas técnicas e faculdades de tecnologia de todo o estado de São Paulo serão avaliadas por produtividade e empregabilidade

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ensino técnico e tecnológico do estado de São Paulo contará com um indicador da qualidade de ensino, chamado de Idetec (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo).

Critérios como a taxa de conclusão de curso e empregabilidade dos formados serão avaliados nas 162 escolas técnicas estaduais (Etecs) e nas 47 faculdades de tecnologia (Fatecs) do estado. Quanto mais alunos colocados no mercado de trabalho, melhor a avaliação da unidade.

De acordo com o diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, o índice incentivará a melhora do ensino profissional em São Paulo, já que cada entidade receberá uma meta para os próximos dez anos e terá de se organizar para cumpri-la, sendo submetida a avaliações anuais.

Mercado de trabalho

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o Centro Paula Souza, a inserção no mercado de trabalho dos alunos formados pelas escolas técnicas e faculdades de tecnologia do estado é alta. No primeiro caso, 77% dos alunos conseguem emprego um anos após a formatura, enquanto, no segundo caso, são 93%.

A avaliação de empregabilidade é feita desde 1999 pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza.

O novo indicador

O Idetec será realizado da seguinte maneira: metade do desempenho será medida por pesquisa de satisfação aplicada em funcionários, professores e alunos, enquanto a outra metade será mensurada por critérios como índice de produtividade e empregabilidade.

Além disso, para as escolas técnicas, será considerado o resultado no Enem. No caso das faculdades de tecnologia, valerá o tempo de reconhecimento do curso pelo Conselho Estadual de Educação.

As unidades serão divididas em tamanho e tempo de existência, sendo que no topo estará a escola ou faculdade com melhor desempenho, a qual servirá de referência para as demais.