São Paulo ainda espera mais de 130 mil trabalhadores sacarem o PIS

Dos 2,74 milhões de abonos, 131.201 ainda não foram sacados; pagamento beneficia cadastrados até 2002

SÃO PAULO – Segundo dados da Caixa Econômica Federal, no estado de São Paulo, 131.201 trabalhadores, dos 2,74 milhões de abonos identificados, ainda não sacaram o PIS (Programa de Integração Social). O pagamento do benefício, que corresponde a um salário mínimo, está disponível até 30 de junho de 2008 e pode ser retirado com o Cartão Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui, inclusive nos fins de semana.

Quem não possui o Cartão Cidadão deve procurar uma agência da Caixa e levar documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS. Contudo, antes de ir aos locais de atendimento é preciso verificar, nos extratos de julho e novembro de 2007, se o trabalhador recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta.

Quem pode sacar

Somente quem foi cadastrado no PIS ou PASEP até 2002, trabalhou pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano de 2006 com carteira assinada e recebeu, em média, até dois salários mínimos, tem direito ao abono.

PUBLICIDADE

Já aqueles que foram cadastrados no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenham saldo de PIS, têm direito ao saque dos rendimentos do benefício. No que diz respeito ao saque do saldo de quotas, este é permitido nos seguintes casos: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial a deficiente e idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.