12 dicas para pedir um aumento de salário

Saiba o que fazer para aumentar suas chances de conseguir um salário melhor

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Embora não seja a principal motivação para um profissional, o salário é um dos fatores mais valorizados em um emprego. Por isso, muitas pessoas podem ficar desanimadas com a quantia que ganham, seja por não suprir todas as necessidades ou profissionais.

E, neste caso, qual a solução? Pedir um aumento é mais fácil do que buscar outro emprego, mas para fazê-lo é preciso levar em conta porque você merece o aumento – e, claro, saber negociar.

A leader coach Cíntia Souza conta 12 dicas para que seja mais fácil ganhar o salário que precisa. Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Não exponha questões pessoais; os superiores, normalmente, não se sensibilizam com problemas pessoais, já que o aumento deve ser atendido pelo seu desempenho profissional.

2. Use argumentos reais, explique por qual motivo concreto você está fazendo a solicitação. Se ela estiver fora dos padrões do mercado, não adianta pedir.

3. Não blefe; por exemplo, dizer que recebeu uma proposta de emprego mesmo sem ter recebido. As consequências podem ser o oposto das que você esperava.

Continua depois da publicidade

4. Peça o aumento na hora certa. Se a empresa estiver em momentos de crise, espere até que tudo se resolva; observe também o humor de seu superior, já que as chances também dependem disso.

5. Apresente números e relatórios que descrevam suas funções e que demonstrem que você merece um aumento.

6. Se seu superior tiver algo a falar, ouça com atenção; pode ser que feedbacks, a situação de seu departamento ou da empresa influenciem ou prejudiquem seu aumento.

7. Fale com seu superior direto, sem atropelar hierarquia.

8. Não faça comparações; foque em seus objetivos e argumentos, sem envolver outros colaboradores na questão.

9. Negocie não somente o salário, mas também benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico, vale-refeição.

10. Mostre que você merece o aumento e que pretende continuar colaborando com a empresa. Suas competências, habilidades, comprometimentos e seus anseios futuros.

11. Não deixe subentendidos ou espere que ele entenda uma mensagem indireta. Seja claro e objetivo, mencionando suas reais intenções.

12. Caso seu pedido não seja atendido, peça um prazo e estabeleça objetivos. Se a resposta for negativa, pense em uma futura negociação e feedback ao seu superior.

Tópicos relacionados