Salários crescem em ritmo mais acelerado do que postos de trabalho

Ipea mostra evolução de apenas 1,4% no número de ocupados no primeiro trimestre de 2009, frente ao mesmo período de 2008

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que o mercado de trabalho desacelera, mas que os rendimentos têm aumentado.

De acordo com os dados, o número médio de ocupados no primeiro trimestre deste ano foi 1,4% maior do que no mesmo período do ano passado. Porém, se analisados anos anteriores, a evolução dos postos formais de trabalho estava em aceleração mais acentuada.

“Ocupação e desemprego mostram sinais preocupantes do que pode ser uma possível reversão da tendência, que era de melhora acentuada. Mas, por outro lado, esta inversão não aparece no grau de informalidade nem na remuneração, que registram níveis não só estáveis nesse primeiro trimestre de 2009, como também atingem melhores marcas dos últimos anos”, diz a pesquisa.

Indicadores

Aprenda a investir na bolsa

Na comparação entre as médias dos primeiros trimestres de 2008 e de 2009 é possível verificar um aumento médio de 7% no rendimento da população ocupada no setor público e de 4,9% para os empregados com carteira de trabalho assinada.

O indicador informalidade apresenta uma redução de 1,3 ponto percentual do primeiro trimestre de 2009, com o mesmo período de 2008. Esse resultado é fruto da expansão de 3,8% dos postos formais, como contração de 1,9% do número de empregos informais.

Isso sugere que a reação das empresas à redução das perspectivas de crescimento tem se concentrado sobretudo no ajuste do nível de emprego, e não propriamente na substituição de vínculos formais por trabalho informal.