Salários: 81,9% das negociações do semestre resultaram em aumentos

De acordo com o Dieese, 95,6% dos casos apurados entre janeiro e junho apresentaram reajustes iguais ou superiores ao INPC

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As negociações salariais dos seis primeiros meses de 2006 resultaram em ganhos mais significativos para 81,9% dos trabalhadores, segundo pesquisa realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) com 271 negociações ocorridas no período.

De acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (17), 95,6% dos casos apurados apresentaram reajustes salariais iguais ou superiores à inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). No mesmo período do ano anterior, esta parcela havia alcançado 85,1% das negociações.

Maiores ganhos foram no Nordeste

De acordo com a pesquisa do Dieese, a região brasileira onde houve maior incidência de aumento real dos salários pela inflação foi o Nordeste, com média de 84,5% dos casos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Logo em seguida aparece o Sul, onde 82,3% das negociações resultaram em acréscimos acima da inflação. Nas posições seguintes ficaram as regiões Centro-Oeste (81,3%) e Sudeste (78,9%).

O melhor resultado entre os setores da economia ficou com o comércio, que teve 91% de reajustes superiores ao INPC. O setor industrial ficou em segundo lugar, com 84%, seguido dos serviços, que registrou média de 77% de negociações que resultaram em acréscimos acima da inflação.