AO VIVO Inflação: IPCA-15 sobe 0,45% em setembro, um pouco acima do esperado pelos economistas

Inflação: IPCA-15 sobe 0,45% em setembro, um pouco acima do esperado pelos economistas

Salário de profissionais de marketing e vendas tiveram redução de até 15% em 2010

Por outro lado, no mercado de TI, o salário de um analista de negócios, por exemplo, aumentou aproximadamente 25%

SÃO PAULO – Os salários de profissionais de marketing e vendas apresentaram redução entre 2009 e 2010. Segundo dados da terceira edição do Guia Salarial 2010/2011 da Robert Half, os novos contratados para atuar no setor estão recebendo de 5% a 15% menos.

A explicação, segundo a gerente da divisão de Marketing & Vendas da Robert Half, Adriana Cambiaghi, está no fato do aquecimento da economia e do crescimento do mercado consumidor em todos os segmentos terem provocado maior valorização dos profissionais de vendas, elevando assim a necessidade de bônus mais agressivos para esses executivos e, consequentemente, provocando decréscimo na remuneração fixa da área.

“A estrutura financeira em vendas vem mudando. Enquanto os novos contratados têm redução de 5% a 15% nos salários fixos, a remuneração variável está mais agressiva”.

PUBLICIDADE

TI
Se, na área de marketing e vendas, a remuneração fixa está apresentando queda, no mercado de TI (tecnologia da informação), o movimento é contrário.

O salário de um gerente de TI no nível de entrada, que em 2009 era de R$ 9 mil a R$ 16,5 mil, atualmente, varia de R$ 10 mil a R$ 17 mil. No caso de um analista de negócios, o teto salarial no nível de entrada aumentou 25%, passando de R$ 4 mil para R$ 5 mil.

Neste caso, o aumento ocorreu por conta da retomada da procura por esses profissionais após a crise de 2008.

Os mais valorizados
A pesquisa da Robert Half apontou ainda os profissionais mais valorizados em cada área. Em TI, os executivos como gerentes e analistas de negócios com visão generalista e estratégia são os destaques da área.

Na área de vendas, o estudo aponta os cargos de novos negócios e desenvolvimento de clientes, profissionais relativamente novos no mercado.