Salário de diretores jurídicos cresce 4% este ano, revela pesquisa da Hay Group

Além disso, o valor total recebido por esses executivos, soma dos salários e dos bônus, registraram alta de 9% ante 2008

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O salário-base dos diretores jurídicos de grandes empresas nacionais teve, em 2009, aumento de 4%.

Além disso, o valor total recebido por esses executivos, soma dos salários e dos bônus, registrou alta de 9%, na comparação com o ano de 2008. Apesar de o percentual ser positivo é, na realidade, menor do que o resultado obtido no ano anterior, quando o total em dinheiro havia tido crescimento de 10%, em relação a 2007.

A constatação é de uma pesquisa, intitulada “Top Executive Compensation”, da consultoria de gestão de negócios Hay Group.

Aprenda a investir na bolsa

Participaram do levantamento 2.689 executivos, de 227 diferentes organizações.

Incentivos de curto prazo

Os incentivos de curto prazo, por sua vez, que incluem participação nos lucros e bônus desses profissionais, sofreram queda de 15% na comparação com 2008, chegando a representar 65% do salário-base em 2009 – percentual menor do que o obtido no ano passado, de acordo com a pesquisa.

É possível que o resultado seja reflexo da crise mundial da economia, que atingiu as empresas mais incisivamente no final do ano passado. Para se ter uma ideia, em 2008, os incentivos chegaram a representar 74% do salário-base.

Quanto aos incentivos de longo prazo, como stock option, foi registrada uma retração de 18% no pacote de remuneração dos diretores jurídicos, passando de 41% em 2008 para 23% este ano.