Salário base mensal subiu pela primeira vez em quatro anos no Japão

Salário base de abril cresceu 0,3% para 255.607 ienes, maior contratação de trabalhadores por tempo integral contribuiu

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Ainda que modesto, o salário base mensal do trabalhador japonês registrou aumento no mês de abril. O salário base, segundo informou o gabinete de governo teria subido 0,3% para 255.607 ienes, o equivalente a U$ 2.360.

Merece destaque o fato de que esse foi o primeiro aumento registrado em quatro anos.

Remuneração total cresceu 0,6%

De acordo com o relatório do Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-estar, a remuneração média dos trabalhadores japoneses, o que inclui além de bônus, hora-extra e custos de transporte, subiu de 0,6%, para 281.935 ienes.

Aprenda a investir na bolsa

O aumento das remunerações é conseqüência do aumento, nos últimos quatro meses, do número de contratações de funcionários para período integral por parte das empresas. Em abril, a quantidade de empregados de período integral aumentou 1,1%, enquanto os trabalhadores que cumprem meio-período diminuíram na mesma proporção.

Mais trabalhadores por tempo integral

O aumento da renda dos trabalhadores está impulsionando os gastos do consumidor, que responderam por mais da metade do crescimento anualizado de 5,3% da economia japonesa, acelerando a recuperação econômica da segunda maior economia do mundo.

Os gastos das famílias lideradas por trabalhadores assalariados subiram pela primeira vez em três meses em abril, e a taxa de desemprego caiu para 4,4%, o menor patamar em seis anos, de acordo com relatórios governamentais publicados na última terça-feira.