Saiba se comportar ao ser apresentado a outro profissional

Comunique-se com todo o corpo, indica o Guia de Etiqueta da Robert Half: se estiver sentado, levante-se!

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – “A primeira impressão é a que fica”. Embora não seja regra, isso pode acontecer. Por isso, sempre que for apresentado a uma pessoa, o profissional deve saber como agir com segurança, para não prejudicar sua imagem.

Segundo indica o Guia de Etiqueta Corporativa para Profissionais, da Robert Half, sempre que conhecer alguém, comunique-se com todo o corpo. Isso significa, por exemplo, levantar-se da cadeira ao ser apresentado a uma pessoa. Além disso, faça contato visual, sorria e tenha um aperto de mão firme.

Saiba ouvir

É interessante também dizer quem você é e o que faz, mas dê oportunidade para a outra pessoa também dizer quem ela é: não interrompa nem monopolize a conversa!

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Ouvir significa mais do que esperar a sua vez de falar. Concentre-se nas palavras de outra pessoa e não se distraia, para não perder algum ponto importante e não cometer nenhuma gafe. “Resista ao impulso de falar quando alguém faz uma pausa, porque ela pode estar apenas procurando uma palavra. Espere um momento e então fale”.

Alguns problemas

No momento da apresentação, é comum esquecer o nome da outra pessoa. Para evitar esta situação, repita o nome da pessoa no início e ao final das frases, sem se tornar inconveniente. Além disso, ajude o outro a decorar seu nome, dizendo-o de forma clara e lentamente.

Se estiver em um evento em que todos usam crachás, a dica é colocá-lo em seu ombro direito, já que, quando for cumprimentado, todos olharão diretamente para o seu nome.