DÚVIDA

Saiba quando é válido tirar um ano de folga

veja os bons e os maus motivos para ficar tanto tempo "fora do radar" antes de começar a graduação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Um ano de intervalo é um espaço de tempo, em que você pausa as suas atividades normais para tirar um tempo para si. Pode ser entre empregos ou mesmo antes de entrar na faculdade. A seguir, veja os bons e os maus motivos para ficar tanto tempo “fora do radar” antes de começar a graduação:

Bons motivos:

1 – Descanso. Se você acha que o Ensino Médio zerou as suas energias e você ficava constantemente cansado, pode ter certeza que, durante a faculdade, o cansaço será ainda maior. Caso você não esteja preparado fisicamente e mentalmente para aguentar mais 4 anos de curso, pode ser interesse ter um ano de folga. Afinal, durante essa fase de vida, 12 meses não faz tanta diferença para a sua carreira.

PUBLICIDADE

2 – Viajar. Um ano de intervalo é uma ótima oportunidade para viajar para outras cidades, ou até países, para adquirir mais experiência e maturidade. Vá para um país exótico, aprenda o idioma, conheça novas pessoas e trabalhe – tudo isso será um grande diferencial no seu currículo, e na sua história.

3 – Ponderar. Não é incomum os jovens saírem do Ensino Médio com várias dúvidas sobre o seu futuro. Qual curso fazer? Em qual universidade? Devo tentar estudar em outro estado? São várias dúvidas que devem ser muito bem analisadas antes de você tomar uma decisão. Portanto, se você ainda não se sente seguro o suficiente para ir para a faculdade, não se precipite e espere um pouco mais. Suas ideias podem mudar muito durante um ano.

Maus motivos:

1 – Você não foi aceito na faculdade dos seus sonhos. Não é porque você não foi aceito na sua faculdade favorita que você deve fazer um ano de intervalo. Caso seja necessário, faça cursinhos, estude mais e faça vestibulares antigos. Se você não quiser perder 12 meses, preste para mais de uma universidade para não correr o risco de não entrar em nenhum curso de graduação.

2 – Currículo. Nunca tire um ano de folga só para colocar no seu currículo. Um ano de intervalo pode ser um diferencial, mas não pode ser o ponto mais importante. Portanto, se você quer ter algo que realmente se destaque no seu currículo, estude, se inscreva em cursos e se especialize na sua área. Dessa forma, você terá um verdadeiro diferencial para a sua carreira.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.