Saiba quais são as competências que todo executivo deve ter

Executivos devem ser visionários e, com o pensamento estratégico, agregar ao negócio, propondo novas frentes e projetos

SÃO PAULO – O que as empresas querem de seus executivos? Principalmente, a expectativa é de que gerentes, supervisores, presidentes e diretores sejam orientados para resultados. Espera-se também que eles sejam visionários e, com o pensamento estratégico, agreguem ao negócio, propondo novas frentes de atuação e projetos.

A explicação é do consultor do instituto de aperfeiçoamento profissional IDORT/SP, Carlos Alberto Pescada, que listou as competências requeridas a quem deseja ocupar ou já ocupa um cargo executivo.

Outras características

O domínio da tecnologia, que hoje em dia é a facilitadora da comunicação, especialmente entre profissionais que se deslocam muito, também é importante.

PUBLICIDADE

O executivo deve ainda ser bem-informado e ter uma visão global dos acontecimentos, o que facilita o desenvolvimento do citado pensamento estratégico. Além disso, ele deve conhecer macroeconomia, ter iniciativa, raciocínio crítico, ser pró-ativo e flexível. “É importante se adaptar a processos de mudanças”, exemplifica.

Para Pescada, é indispensável também que esse profissional saiba se comunicar com clareza e eficácia, e que seja um bom líder. “O executivo deve trabalhar bem em equipe, tendo em vista a complementaridade e nunca o egoísmo. A capacidade de reter talentos é uma competência do bom líder, que consegue gerir o conhecimento. Funcionários talentosos vão embora quando não têm oportunidades”, analisa.