no emprego

Saiba por quê seu chefe influencia na sua produtividade

Se você pode ser altamente influenciado por um colega de trabalho, imagine o poder que o seu chefe possui

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Você é uma daquelas pessoas que acreditam que, independentemente de como seja o seu chefe, sempre será capaz de realizar um ótimo trabalho? Isso até pode acontecer com você, porém, na maioria dos casos, isso não é verdade.

Quando você precisa trabalhar ao lado de uma pessoa estressada, as chances de você também ficar estressado são altas. A mesma coisa acontece com colegas ansiosos ou preguiçosos: eles podem influenciar diretamente o seu trabalho se você ficar muito tempo próximo a ele. Isso acontece porque o ser humano possui uma grande capacidade de empatia e, por isso, é facilmente contagiado por sentimentos negativos. De forma não racional, você passa a agir igual a essa pessoa para se sentir parte do grupo.

Se você pode ser altamente influenciado por um colega de trabalho, imagine o poder que o seu chefe possui. Se o seu superior é uma pessoa ansiosa, apressada e não tem paciência para erros, ele irá irradiar esses sentimentos por todo o escritório. Por mais que essa atitude não seja racional, ele irá querer que todos ajam da mesma forma que ele.

PUBLICIDADE

Essa questão ainda tem um fator ainda mais negativo, que é a competição: no mundo profissional, ninguém quer ficar para trás. Todos buscam agradar os superiores e se destacar dos seus colegas. Os chefes que “obrigam” os seus funcionários a agir dessa forma estão, na verdade, destruindo a produtividade deles. Quando alguém trabalha de uma maneira que não é a melhor para si, e nem de acordo com o seu próprio ritmo, as chances dos resultados não serem bons são altas.

Se você é chefe ou líder de uma equipe, é essencial que você respeite o ritmo dos seus subordinados e crie um ambiente confortável para que cada um mostre o seu próprio trabalho, sem se sentir coagido a agir igual a você. Se você tem um chefe que atrapalha a sua produtividade, tenha uma conversa sincera com ele e diga que prefere trabalhar de acordo com o seu próprio ritmo. Criando um local de trabalho agradável para todos, a todos só tem a lucrar.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.