opções

Saiba o que fazer se você escolheu a carreira errada

Caso isso aconteceu com você, existem algumas dicas que você pode seguir para resolver o problema

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Com tantas opções no mercado de trabalho, escolher uma carreira não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas não têm a oportunidade de ter tempo a mais para descobrir o que realmente querem para o futuro e por isso correm o risco de optar por algo que não é realmente o que procuravam. Caso isso aconteça com você, existem algumas dicas que você pode seguir para resolver o problema.

Confira 4 dicas sobre o que fazer se você escolher a carreira errada:

1. Entenda o que você ama na carreira que escolheu. Seja qual for o motivo que levou você a pensar que escolheu a carreira errada, uma das primeiras coisas que você deve fazer é se focar em quais são os pontos que fizeram você optar por essa alternativa. Depois de considerar esses fatores, analise se você realmente deseja procurar por outra carreira ou continuar com sua escolha original. Se você achar melhor mudar, utilize esses mesmos pontos que agradam você para a próxima escolha, mas verifique com mais cuidado para não se arrepender mais uma vez.

Aprenda a investir na bolsa

2. Identifique o que você não gosta na sua escolha. Depois que você analisou o que agrada você na carreira que escolheu, tente identificar o que há de errado com ela. Dessa maneira, você consegue ser mais realista e entender os motivos que fazem com que você pense que chegou o momento de seguir em frente.

3. Decida qual a direção que você quer seguir. Conversar com seus colegas de classe pode fazer com que você consiga ter uma visão mais clara sobre qual direção você deseja seguir agora que decidiu trocar de carreira. Eles podem dar dicas a você e até mesmo ajudar a encontrar um trabalho.

4. Descubra. Depois de passar pelo processo de análise da escolha que você considera errada e quer mudar, você deve descobrir o que você realmente quer fazer. Esse é o momento certo para explorar novas oportunidades.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.