informações da empresa

Saiba o que é BYOD

O sistema dá aos funcionários da empresa a oportunidade de utilizar os seus próprios aparelhos para acessar dados e informações da companhia

SÃO PAULO – O BYOD (Bring Your Own Device) é a nova tendência do mercado de trabalho. A sigla significa “traga o seu próprio dispositivo” e dá aos funcionários da empresa a oportunidade de utilizar os seus próprios aparelhos para acessar dados e informações da companhia. Com isso, o funcionário tem liberdade para utilizar a tecnologia que mais lhe convém, proporcionando um ambiente de trabalho mais confortável.

O BYOD começou a ser utilizado pela Intel em 2009, quando a empresa reconheceu a potência da prática para promover a interação entre os funcionários e até mesmo com a própria indústria. A política permite que os funcionários escolham o aparelho com o qual sentem mais facilidade em trabalhar, causando um sentimento de gratidão para com a empresa.

Existem três formas de incorporar o BYOD à cultura da empresa. A primeira é estabelecer que se os dados da empresa serão acessados por um dispositivo pessoal, então a companhia tem o direito de controlar e bloquear o aparelho.

PUBLICIDADE

A segunda opção é que os custos da tecnologia utilizada sejam arcadas pela própria empresa, desde que caso os funcionários que não se sintam confortáveis com o aparelho comprado, eles tenham a alternativa de trazer os seus próprios dispositivos pessoais.

A última alternativa é a transferência legal do dispositivo para o funcionário. As três opções oferecem suas vantagens e desvantagens e devem ser minuciosamente avaliadas antes que a política seja aplicada. A verdade é que a inserção do BYOD no mercado de trabalho é cada dia mais inevitável e deve ser vista como futuro da cultura empresarial.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.