Saiba mais sobre a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário do IBGE

A pesquisa que teve início em 1968 investiga aproximadamente 5.500 plantas industriais espalhadas pelo País

Camila Schoti

Publicidade

SÃO PAULO – Diante da impossibilidade de prever o futuro, resta aos agentes econômicos tomarem decisões de investimentos, produção e consumo baseados apenas em suas expectativas acerca do que deverá acontecer com a economia do País e do mundo. Contudo, estas expectativas não se formam aleatoriamente e quanto maior a quantidade de informação disponível, maior será a capacidade dos agentes de projetarem resultados futuros.

Neste sentido, diversas instituições e órgãos ligados ao governo realizam inúmeras pesquisas sobre vários segmentos da economia. Em linha com esta necessidade, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – um dos principais órgãos do governo na elaboração de pesquisas econômicas, responsável inclusive pela mensuração do PIB (Produto Interno Bruto), divulga mensalmente, entre outros indicadores, a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES).

Um quadro do emprego e do salário

A pesquisa fornece indicadores de curto prazo referentes ao comportamento do emprego e dos salários do setor industrial, bem como informações sobre pessoal ocupado assalariado, admissões, desligamentos, número de horas pagas e valor da folha de pagamentos, tanto em termos nominais, ou seja, valores correntes, quanto em termos reais, deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao apresentar, tanto numa perspectiva nacional como regional, a evolução, no curto prazo, de algumas variáveis relacionadas ao mercado de trabalho industrial, a pesquisa permite aos agentes realizarem inferências acerca da economia, já que o nível de emprego e renda tem impacto direto sobre consumo, que por sua vez, podem estimular ou desestimular a produção e, conseqüentemente, os investimentos.

Além de abranger 18 segmentos industriais, a pesquisa é realizada nos Estados do Ceará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Região Sul.

Dados são preliminares

A amostra da pesquisa tem como referência informações do Cadastro Central de Empresas do IBGE (CEMPRE) e considera empresas que estão dedicadas principalmente à produção industrial, que apresentam pelo menos cinco pessoas ocupadas assalariadas. Ademais, a investigação é realizada em cerca de 5.500 plantas industriais.

Continua depois da publicidade

Entretanto, é importante destacar que os índices apresentados na pesquisa são preliminares estando, portanto, sujeitos à retificação caso algum participante da pesquisa alterar seus dados históricos de maneira que possa influenciar os índices divulgados.

Pesquisa teve início em 1968

A série atual da PIMES teve início em dezembro de 2000 e, além dos indicadores publicados serem comparados ao índice do mesmo mês do ano anterior, há também a divulgação de dados acumulados desde janeiro de cada ano comparados ao mesmo período do ano anterior, e a comparação de índices acumulados nos 12 meses com os 12 meses imediatamente anteriores.

Vale lembrar que para as variáveis pessoal ocupado assalariado, número de horas pagas e valor da folha de pagamento real, em nível nacional, para os segmentos da indústria geral, indústrias extrativas e indústrias de transformação, divulga-se também a comparação com o mês imediatamente anterior com ajuste sazonal.

Continua depois da publicidade

De acordo com o IBGE, a pesquisa teve início em 1968 e na ocasião era denominada Pesquisa Industrial Mensal – Dados Gerais, até que em 1997 passou a ser chamada Pesquisa Industrial Mensal – Emprego, Salários e Valor da Produção. Porém, a partir de 2001 a pesquisa foi reformulada e deixou de levantar informações referentes ao valor da produção industrial, quando recebeu a denominação que carrega até hoje.